POLÍTICA

Presidente da Câmara quer iluminação pública com lâmpadas de LED para economizar

Luiz Dutra pediu a implantação de iluminação pública com tecnologia de lâmpadas inteligentes em toda a cidade

Marconi Lima
Publicado em 11/04/2017 às 07:27Atualizado em 16/12/2022 às 14:03
Compartilhar

Tratamento de água, mudança no sistema de iluminação pública e melhora na logística dos alunos que agora moram no recém-inaugurado bairro Residencial Rio de Janeiro. Requerimentos apresentados na Câmara Municipal de Uberaba (CMU) solicitam melhorias nessas duas situações. Um dos requerimentos solicita ao Executivo viabilizar estudos para fechar convênio/parceria para implantar um sistema de cavitação para tratamento de água no município.

O pedido foi feito pelo presidente da Câmara, Luiz Dutra (PMDB). Ele explicou que a cavitação é um fenômeno de vaporização de um líquido pela redução da pressão, durante seu movimento, a uma temperatura constante, produzindo bolhas de vapor. “Este processo gera fortes ondas de choque para destruir qualquer tipo de célula viva e retira os metais encontrados na água. É um projeto interessante e que pode ajudar na qualidade da água fornecida pelo sistema público”, disse Dutra.

Em outra solicitação, ele pediu a implantação de iluminação pública com tecnologia de lâmpadas inteligentes em toda a cidade, as chamadas LED. Segundo o parlamentar, o objetivo é proporcionar ao município economia, bem como otimizar a iluminação, aplicada a um novo sistema tecnológico, onde o consumo é diminuído e a eficiência e vida útil das lâmpadas são prolongadas.

Transporte. Já o vereador Franco Cartafina (PHS) quer uma solução para a logística de transporte dos alunos que agora moram no recém-inaugurado bairro Residencial Rio de Janeiro. Ele disse que recebeu várias solicitações e questionamentos referentes ao assunto e, por isso, está encaminhando um ofício à superintendente regional de Ensino, Marilda Ribeiro. Ele lembra que são aproximadamente 1.200 alunos que precisam de vagas em escolas municipais e estaduais, sendo que a maioria se encontra em instituições perto de onde morava, e não nas proximidades do novo bairro. A sugestão de Franco é a utilização da Escola Estadual Boulanger Pucci. Ele disse que soube por várias pessoas, inclusive professores, que a escola, recentemente reformada, está 100% ociosa no período da tarde.

O vereador Agnaldo Silva (PSD) disse que também encaminhou um requerimento à Superintendência, solicitando que a mesma se manifeste sobre o assunto.

Presidente da Comissão de Educação na CMU, o vereador Rubério Santos (PMDB) lembrou que o município empresta prédios ao Estado para a instalação de salas de aula. Ele contou ter tomado conhecimento de que as escolas que foram disponibilizadas para os alunos do Rio de Janeiro são a Felício de Paiva, no bairro Gameleiras 2, e a Doutor José Mendonça, no bairro Parque das Américas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por