CIDADE

Pesquisa do Procon revela variação superior a 120% no preço do açúcar

Joanna Prata
Publicado em 30/06/2021 às 18:46Atualizado em 18/12/2022 às 15:02
Compartilhar

O Procon divulgou pesquisa mensal referente aos itens da cesta básica em junho. O levantamento foi realizado no dia 23 deste mês em oito supermercados e atacarejos de Uberaba. O item com maior variação de valor entre um estabelecimento e outro foi o açúcar cristal de 2 kg, chegando a 126,54% entre o mínimo e o máximo encontrados. Já o leite integral de um litro é o item com menor variação, com 8,62%.

Os itens que compõem a pesquisa sã arroz agulhinha, feijão carioquinha, óleo de soja, sal refinado, açúcar cristal, café moído, molho de tomate, macarrão espaguete, macarrão parafuso, sardinha enlatada, salsicha, milho verde, ervilha, farinha de trigo, manteiga e leite integral.

A reportagem do Jornal da Manhã levantou a variação de preços de cada um destes itens nos últimos três meses, com os valores mínimo e máximo encontrados na pesquisa mensal.

O item que chama a atenção com a maior variação é o açúcar cristal. No comparativo entre abril e junho no valor mínimo, o aumento foi de 107%, e no valor máximo chegou a 130%. Alguns itens sofreram pequenas alterações, às vezes para mais e às vezes para menos, conforme é possível verificar na tabela nesta página. A economista Núbia Carvalho explicou que essas variações podem ser influenciadas pela inflação e por fatores como oferta e demanda e preços para exportação.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, é o principal indicador de variação de preços de grande parte dos produtos e serviços – como vestuário, habitação, transportes, comunicação, alimentos e bebidas. O cálculo é feito mensalmente pelo IBGE, portanto é comum que os valores sofram alterações conforme a demanda de mercado. Em abril, o índice apresentou alta de 0,31% no comparativo com o mês anterior; em maio, indicou 0,83% de aumento. No acumulado de maio de 2020 a maio de 2021, o índice é de 8,06%.

Produtos vencidos. Na pesquisa de preços que foi realizada na semana passada, o Procon/Uberaba encontrou diversos itens com a data de validade vencida, que foram apreendidos, com a autuação de dois supermercados. O chefe da seção de fiscalização e acompanhamentos de preço do Procon Uberaba, Humberto Raphael de Souza, acredita que isso possa ser um reflexo da inflação. “O aumento de preços dos alimentos fez com que o consumidor reduzisse o consumo de certos itens, comprando somente o essencial. Consequência disso foi que vários produtos venceram nas prateleiras dos supermercados”, opinou Humberto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por