POLÍTICA

Ministro libera portaria que vai garantir 50% do custeio do HR

Em reunião ontem, o ministro da Saúde Ricardo Barros despachou autorização para publicar a portaria que formaliza a participação do governo no custeio do Hospital Regional

Gisele Barcelos
Publicado em 10/02/2017 às 07:58Atualizado em 16/12/2022 às 15:14
Compartilhar

Foto/Erasmo Salomão/MS

Prefeito Paulo Piau (ao centro) com o secretário de Saúde, Iraci Neto (à esquerda), e o ministro da Saúde, Ricardo Barros

Em reunião com comitiva de Uberaba ontem, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, despachou autorização para publicar a portaria que formaliza a participação do governo federal no custeio do Hospital Regional. Apesar da medida, ainda não foi confirmada data para a publicação do termo no Diário Oficial da União, aguardado desde o fim do ano passado.

Piau afirma que faltava a autorização do ministro para a publicação da portaria. O termo oficializará o compromisso federal de arcar com 50% das despesas de manutenção do Hospital Regional. A partir de agora o prefeito salienta que fechará o acordo com os gestores da região e também com o Estado para sacramentar a abertura do HR. “É hora de assinar os acordos, viabilizando a abertura do hospital, que está pronto, com os equipamentos adquiridos, aguardando apenas esta publicação para que os trâmites de abertura tenham início”, disse.

Ainda no Ministério da Saúde, foi discutido financiamento para os hospitais que prestam serviços de média e alta complexidade do município. Foi debatida uma metodologia para melhorar a informação dos dados de produção do SUS e viabilizar o aumento dos recursos para o pagamento dos prestadores de serviço.

Ainda em Brasília, o prefeito esteve no Ministério das Cidades para cobrar a entrega das casas do residencial Rio de Janeiro. O novo loteamento está concluído, mas continua sem data prevista para liberação. Piau justifica que a Prefeitura aguarda apenas vistoria do Banco do Brasil para marcar a data de inauguração.

O chefe do Executivo se reuniu com a secretária nacional da Habitação, Maria Henriqueta Alves, para solicitar agilidade no processo. Segundo ele, a vistoria está programada entre os dias 20 a 24 deste mês, mas poderia ser antecipada. “Está tudo pronto, só depende do Banco do Brasil. Apelamos para a secretária interferir junto à instituição financeira. Ela ficou sensibilizada e fez contato pedindo agilidade. Feita a vistoria, é chave na mão das pessoas”, argumenta.

Além disso, foram solicitados recursos para a construção escolas e unidades de saúde nos novos residenciais.

No Transportes, Piau pleiteou a retomada da duplicação e fim de obras na BR-262. A agenda na Capital Federal incluiu ainda audiência no Ministério dos Transportes junto com prefeitos da região. O grupo cobrou a retomada da obra de duplicação da BR-262 no trecho de Uberaba a Nova Serrana e também o término das intervenções no segmento da rodovia até Campo Florido.

Outra demanda foi em relação à travessia urbana, pois o trecho não repassado ainda pelo Dnit para as concessionárias da rodovia e o local está sem iluminação e sem manutenção do asfalto. “Fizemos um apelo para que a transferência seja realizada e evitar que prejuízo por falta de iluminação ou problemas no pavimento, que traz insegurança e risco para as pessoas”, encerra.

Além disso, Piau esteve no Palácio da Alvorada para solicitar agenda com o presidente Michel Temer (PMDB) e oficializar o convite para a abertura da ExpoZebu 2017, em maio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por