POLÍTICA

TCE inaugura hoje transmissão de sessões pela internet

A partir de agora, as sessões do TCE-MG serão transmitidas ao vivo pela internet. A primeira transmissão foi da reunião do Tribunal Pleno

Thassiana Macedo
Publicado em 09/02/2017 às 22:40Atualizado em 16/12/2022 às 15:15
Compartilhar

A partir de agora, as sessões do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) serão transmitidas ao vivo pela internet. A primeira transmissão foi da reunião do Tribunal Pleno, presidida pelo conselheiro Sebastião Helvécio. O objetivo da iniciativa é aumentar a transparência das ações do órgão público e facilitar o acesso da população às sessões para julgamento dos processos.

De acordo com nota do Tribunal, com essa medida, a Corte inaugura a TV TCE. O acesso à transmissão poderá ser feito pelo Portal ou no canal YouTube do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Para a iniciativa foi criado um sistema de câmeras instaladas no plenário que vai transmitir as reuniões ao vivo e gratuitamente a todos os usuários da internet.

As transmissões ao vivo estão previstas para os horários habituais das reuniões: da Primeira Câmara, às terças-feiras, às 14h30; do Tribunal Pleno, às quartas-feiras, às 14h, e da Segunda Câmara, às quintas-feiras, às 10h.

Ainda segundo o Tribunal, o investimento foi de R$93 mil, incluindo equipamentos, instalação e treinamento de funcionários, e permitirá a captação de qualquer detalhe das sessões deliberativas da Corte Mineira por meio de três câmeras operadas remotamente. Além disso, todo o processo pode ser executado por apenas um operador.

O sistema informatizado possibilita o corte das imagens, a movimentação das câmeras e a inclusão de logos, legendas e créditos. Esse novo mecanismo permitirá que advogados e gestores públicos acompanhem, sem deixar seus municípios, a deliberação de um processo de que tenham interesse. A transmissão ainda vai impulsionar o sistema Push, que avisa os interessados sobre a tramitação de processos. Os usuários cadastrados podem se informar sobre quando as matérias estarão em pauta e poderão acompanhar a transmissão ao vivo da sessão em que ela será deliberada.

As gravações das sessões permanecerão disponíveis por um período específico no canal da TV TCE no YouTube, mas todo o acervo será catalogado e arquivado pela Biblioteca do Tribunal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por