POLÍTICA

Piau volta a pedir liberação à Anvisa para capina química

O prefeito Paulo Piau voltou a reivindicar na Anvisa a liberação da capina química, barrada desde 2011 na cidade

Gisele Barcelos
Publicado em 27/10/2016 às 07:45Atualizado em 16/12/2022 às 16:50
Compartilhar

O prefeito Paulo Piau (PMDB) voltou a reivindicar na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a liberação da capina química, barrada desde 2011 na cidade. O pedido já tinha sido apresentado em fevereiro ao órgão fiscalizador, mas até o momento não houve mudança no posicionamento quanto à proibição do uso do herbicida em área urbana.

De acordo com o prefeito, a análise da questão acabou prejudicada por cauda do processo de impeachment e das mudanças na equipe do governo federal. Com isso, ele esteve em Brasília na segunda-feira (24) para retomar o debate sobre a capina química. “Esperamos uma posição esta semana”, posiciona.

O uso de herbicidas em área urbana foi proibido em 2011 por determinação da Justiça, após a Anvisa emitir nota técnica e comunicar que não havia substância autorizada para aplicação dentro da cidade. O prefeito afirma que a situação pode ser revertida se a agência estabelecer normas para a realização da capina química. “Nosso pedido é para a Anvisa normatizar e definir os produtos que podem ser usados, a forma de usar e, inclusive, a fiscalização”, ressalta.

Piau ainda argumenta que a liberação da prática é uma demanda de todos os municípios brasileiros, pois viabiliza eficiência para o serviço de limpeza urbana e traz até reflexos para o combate ao mosquito da dengue. “É natural que os municípios hoje tenham a possibilidade de fazer uso da capina química com segurança e com recomendações técnicas. Não dá para capinar pedra portuguesa, paralelepípedo e asfalto. Evidentemente, a cidade estando com aspecto mais sujo, as pessoas sujam. Tudo isso tem a ver com a infestação do Aedes aegypti”, defende.

Antes de retornar a Uberaba, o chefe do Executivo também esteve com o chefe de gabinete da Presidência, Rodrigo Rocha, para acertar uma audiência com o presidente Michel Temer (PMDB), juntamente com a diretoria da ABCZ. A comitiva formalizará pessoalmente ao peemedebista o convite para a abertura da ExpoZebu 2017.

Ainda na Capital Federal, Piau tratou sobre emendas parlamentares a favor de Uberaba inseridas no orçamento federal do próximo ano e também solicitou agenda no Ministério das Cidades para verificar o andamento de projetos habitacionais e a liberação de recursos para a construção da represa do rio Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por