POLÍTICA

Sem recursos do Estado, Arquivo Público faz parceria com ABCZ para hemeroteca

Com o entrave, Marta Zednik explica que uma parceria está sendo estabelecida com a ABCZ para a aquisição do servidor

Gisele Barcelos
Publicado em 24/06/2016 às 00:18Atualizado em 16/12/2022 às 18:22
Compartilhar

Governo estadual retomou recursos destinados à etapa final do projeto da hemeroteca digital, que disponibiliza acesso aos jornais produzidos em Uberaba de 1875 a 2003. A proposta incluía a criação de um site independente para o acervo digitalizado, mas o material continua hospedado no site do Arquivo Público Mineiro enquanto município busca parceria para viabilizar a criação do site próprio.

De acordo com a superintendente do Arquivo Público de Uberaba, Marta Zednik, o convênio com o Estado referente à hemeroteca tinha ainda saldo de aproximadamente R$300 mil, porém o recurso foi recolhido na mudança de gestão em Minas Gerais e voltou para os cofres estaduais.

Com o entrave, Zednik explica que uma parceria está sendo estabelecida com a ABCZ para a aquisição do servidor e desenvolvimento do site próprio da hemeroteca digital de Uberaba. Ela afirma que a expectativa é lançar o endereço independente do projeto ainda este ano.

Ontem, a Prefeitura apresentou oficialmente o acervo digitalizado dos jornais produzidos em Uberaba. Ao todo, 20 mil imagens foram digitalizadas de 11 jornais. O trabalho começou em 2013 e terminou este ano. A equipe agora se prepara para a segunda etapa, com objetivo de disponibilizar arquivos dos jornais do Alto Paranaíba e de outras regiões do Triângulo Mineiro.

Para o prefeito Paulo Piau, o trabalho desenvolvido valoriza a preservação da memória de Uberaba e também a potencializa divulgação da história do município e da região. “Este trabalho não tem preço. É a oportunidade que temos para preservar nossa história e viajar para o passado para conhecer as pessoas que construíram nossa Uberaba”, disse. O acervo já digitalizado pode ser acessado pelo site http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/memorial_imprensa/index.php.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por