POLÍTICA

Troca de secretário de Estado da Saúde atrasa o Samu Regional

Troca no comando da Secretaria de Estado de Saúde resulta em atraso na consolidação do Samu Regional do Triângulo Sul. A pasta está com novo titular desde a última quinzena de maio

Gisele Barcelos
Publicado em 02/06/2016 às 08:21Atualizado em 16/12/2022 às 18:38
Compartilhar

Foto/Arquivo

Rui Ramos, presidente do Cistrisul e prefeito de Pirajuba, diz que aguarda reunião com novo secretário para tratar do assunto

Troca no comando da Secretaria de Estado de Saúde resulta em atraso na consolidação do Samu Regional do Triângulo Sul. A pasta está com novo titular desde a última quinzena de maio, quando Fausto Pereira foi exonerado do posto de secretário e substituído por Sávio Souza Cruz (PMDB).

A expectativa era estar com a sede provisória do Samu Regional instalada no batalhão do Corpo de Bombeiros até o fim do primeiro semestre deste ano e colocar o serviço em operação, mas nem sequer o convênio para assegurar os recursos para reforma foi assinado e a obra de adequação no prédio não começou.

O presidente do Cistrisul (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência do Triângulo Sul), Rui Ramos, explica que o convênio já está pronto para ser assinado, mas a mudança de secretário interrompeu o processo. Ramos afirma que está aguardando reunião com o novo titular da Saúde para reforçar a demanda da região e tentar destravar a implantação do Samu. “O atual secretário ainda não me recebeu. Ele disse que assumiu agora e está tomando pé da situação”, salienta.

Questionado sobre o início do funcionamento ainda em 2016, o dirigente do consórcio pondera que o prazo dependerá da agilidade do governo estadual para oficializar o convênio. Em função do ano eleitoral, Ramos ressalta que o processo burocrático precisa ser concluído até o fim deste mês para a liberação do recurso, pois o calendário eleitoral proíbe a transferência voluntária de verba aos municípios a partir do dia 2 de julho. “É preciso assinar o convênio no máximo até o fim de junho para dar andamento. Se não, realmente vai ficar para o ano que vem”, sentencia.

Por outro lado, o Samu Regional Triângulo Norte, sediado em Uberlândia, avança nos procedimentos para a entrada em operação. Esta semana começou o treinamento da primeira turma para os cargos de condutor socorrista, auxiliar administrativo, técnico de enfermagem, enfermeiro, médico e psicólogo. Ao todo, 664 profissionais serão capacitados em quatro turmas, somando 50 horas de atividades em cada. O convênio para implantação do Samu Triângulo Norte foi assinado em janeiro deste ano e a contratação dos profissionais concluída em março.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por