POLÍTICA

Após intermitência, abastecimento de água está normalizado

Nível dos reservatórios de água já está totalmente recuperado a partir de hoje. A informação é do presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto

Gisele Barcelos
Publicado em 20/11/2015 às 08:26Atualizado em 16/12/2022 às 21:13
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Presidente do Codau diz que a autarquia se esforçou para evitar interrupção por mais de 24 horas nos bairros

Nível dos reservatórios de água já está totalmente recuperado a partir de hoje. A informação é do presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, ressaltando que a distribuição de água a todos os bairros já está normalizada.

Guaritá informa que não haverá a necessidade de novas suspensões temporárias para equilibrar os estoques dos centros de reservação. “Todos os reservatórios estão cheios e foram abertos ontem à noite. O sistema está 100% restabelecido. O fornecimento aos bairros da cidade está regularizado”, declara.

Na quarta-feira (18), o funcionamento da estação de tratamento de água foi interrompido por 16 horas por falta de sulfato de alumínio, um produto utilizado na preparação da água para o consumo. A distribuição de água aos bairros foi suspensa temporariamente para evitar a queda exagerada dos níveis dos reservatórios.

A entrega do sulfato de alumínio estava programada para o dia 13 de novembro, mas o prazo não foi cumprido e o estoque reserva do Codau tinha se esgotado. Uma parte do material chegou na quarta-feira, após a empresa fornecedora ser notificada pelo atraso. A situação permitiu retomar o tratamento de água já na data. Ontem, o restante da carga de sulfato foi entregue na autarquia.

Guaritá justificou que o atraso na entrega ocorreu porque o fornecedor priorizou o atendimento à demanda dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem da Samarco, já que nesta semana foi retomado o tratamento da água do rio Doce. Questionado, ele negou que o produto não tenha sido enviado nada por pendências no pagamento à empresa. “A fornecedora sempre recebeu religiosamente em dia”, declara.

Em nota encaminhada à imprensa ontem, a Bauminas Química – fornecedora do produto para o Codau – informou apenas que houve uma falha no procedimento de comunicação e assegurou o caso está sendo averiguado. A empresa não citou atrasos de pagamento e nem confirmou se a situação ocorreu por causa da demanda pelo produto para o abastecimento na região de Mariana (MG).

A equipe jurídica do Codau encaminhou uma notificação extrajudicial à Bauminas Química em função dos problemas causados no abastecimento. O presidente da autarquia adiantou ontem que a empresa anunciou que fará a doação para o município de um sistema eletrônico de controle dos níveis de reservação. A medida seria em compensação pelos transtornos ocorridos no fornecimento de água. Não há informação ainda de prazo para a implantação do mecanismo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por