POLÍTICA

Empresas pedem aumento de mais de 17% para o transporte coletivo

Planilha de custos foi entregue pela Transube para análise da Prefeitura; reajuste do óleo diesel e despesas com pessoal teriam sido o que mais pesou no índice

Gisele Barcelos
Publicado em 19/11/2015 às 22:59Atualizado em 16/12/2022 às 21:13
Compartilhar

Empresas de transporte coletivo solicitaram reajuste de R$3,10 para R$3,65 na tarifa de ônibus. Em termos percentuais, o aumento ultrapassa os 17%. A planilha de custos já foi entregue à Prefeitura para a análise da equipe técnica.

O presidente da Transube (Associação das Empresas de Transporte Coletivo de Uberaba), Rodrigo Oliveira, explica entre os itens considerados para definir a proposta de reajuste pesaram o aumento do preço do óleo diesel e o crescimento das despesas com folha de pessoal.

Oliveira também ressalta que o valor solicitado é o impacto da gratuidade para idosos a partir de 60 anos. Ele lembra que o número de passageiros pagantes caiu devido à isenção. Com isso, o aumento dos custos é repartido por uma quantidade menor de usuários. “Assim, força o preço da tarifa para cima a quem paga”, destaca.

A proposta de reajuste será analisada pela equipe técnica da Prefeitura antes da decisão do prefeito Paulo Piau (PMDB) quanto ao valor da tarifa em 2016. Em entrevista anterior, o chefe do Executivo afirmou que a resposta seria anunciada de forma rápida.

Piau já descartou a concessão de subsídio financeiro direto às concessionárias para congelar a passagem em 2016. Segundo ele, a Prefeitura não tem condições financeiras para adotar a medida. O chefe do Executivo também cogitou o fim da desoneração fiscal oferecida às concessionárias, mas decisão dependerá de análise detalhada da planilha de custos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por