POLÍTICA

Luiz Dutra classifica a proposta de corte salarial como demagogia

O salário de vereador fica na casa dos R$10 mil. Duas propostas de projeto de iniciativa popular foram apresentadas via redes sociais

Marconi Lima
Publicado em 30/08/2015 às 16:08Atualizado em 16/12/2022 às 22:32
Compartilhar

A proposta de redução salarial dos vereadores é tratada com certa cautela entre parlamentares uberabenses. Pelo menos dois deles são claros em afirmar que são contra o corte nos vencimentos: o presidente da Câmara, Luiz Dutra (SD), e Marcelo Machado Borges, Borjão (DEM).

O salário de vereador em Uberaba fica na casa dos R$10 mil. Duas propostas de projeto de iniciativa popular foram apresentadas via redes sociais. Uma, organizada pelo vereador China (SD), pretende reduzir em 50% os vencimentos, e outra, que partiu de movimento popular, quer um corte maior, de 74%.

Dutra foi duro quando questionado sobre uma possível redução nos salários dos parlamentares. “Isso é demagogia. Há outras medidas que podem ser adotadas para a boa gestão pública. Eu, em meus mandatos como presidente da Câmara, sempre devolvi recursos do Legislativo ao Executivo”, frisou. Borjão, em recente reunião realizada na Câmara de Uberaba, foi clar “Sou contra a redução do salário de vereador e sou contra o aumento no número de cadeiras para a próxima Legislatura”, destacou.

O presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara, vereador Samuel Pereira (PR), disse que o projeto de iniciativa popular tem que cumprir um número mínimo de assinaturas para ser protocolado no Legislativo. “São cinco mil assinaturas. Uma vez que se consiga o número mínimo, o projeto vai a plenário para ser aprovada a tramitação e, depois, segue para análise das comissões, e, com os pareceres finais, vai à votação”, destacou Samuel.

O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) destacou que o projeto poderia ser assinado por qualquer vereador. “Mas, se houve a opção de apresentar um projeto de iniciativa popular, pode demonstrar mais força e ser uma expressão do que pensa uma parcela da sociedade. Agora, é necessário um estudo jurídico para se conhecer a viabilidade da redução”, comentou o tucano, que se disse a favor do aumento do número de cadeiras na Câmara para 2017.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por