POLÍTICA

Prefeitura contesta estimativa da população divulgada pelo IBGE

Em nota, a administração posiciona que dados da Polícia Militar indicam que aproximadamente 340 mil pessoas circulam por Uberaba. Já o instituto apontou 322.126 habitantes

Gisele Barcelos
Publicado em 30/08/2015 às 19:16Atualizado em 16/12/2022 às 22:32
Compartilhar

A Prefeitura deverá solicitar a revisão da estimativa populacional divulgada esta semana pelo IBGE. Em nota, a administração posiciona que dados da Polícia Militar indicam que aproximadamente 340 mil pessoas circulam por Uberaba. Já o instituto apontou 322.126 habitantes para o município.

Conforme o posicionamento da PMU, nos últimos dois anos, a movimentação econômica em Uberaba foi grande em função da política de atração de investimentos. Além disso, a administração ressalta que houve investimentos expressivos em habitação tanto do setor público quanto do privado. Desta forma, a expectativa é que a população seja maior que o número apontado pelo IBGE e será solicitada a recontagem com base nos registros de atendimento de serviços públicos. “Dados revelados pelas forças policiais indicam que em Uberaba circulam cerca de 340 mil pessoas. Para a revisão o município deve requerer que sejam levados em consideração as novas ligações de água, os atendimentos na saúde e o número de matrículas nas escolas”, encerra o texto.

Com 322.126 habitantes segundo o IBGE, Uberaba continua sendo a sétima maior população de Minas Gerais. Em relação ao ano passado, houve crescimento em torno de 1% no total de habitantes do município. A estimativa populacional é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para a distribuição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e também para o cálculo de indicadores econômicos, sociais e demográficos. A partir da publicação dos dados do IBGE, os municípios têm prazo de 20 dias para contestar a estimativa e solicitar a revisão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por