JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 18 de maio de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Continua depois da publicidade



Prazo de concurso da Prefeitura de 2016 é restabelecido e não poderá ser prorrogado

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

23/01/2022 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos

Publicado na última edição do Porta-Voz, decreto estabelece a retomada do prazo de validade do concurso da Prefeitura. A contagem foi suspensa no início de 2020 por causa da pandemia de Covid-19 e a medida havia sido mantida pela nova gestão até então.

Inicialmente, a suspensão do concurso seria enquanto o atendimento ao público no Centro Administrativo e demais repartições públicas municipais estivesse interrompido devido ao lockdown decretado na cidade por causa da pandemia. A providência foi adotada para não prejudicar os candidatos convocados e que teriam prazos para tomar posse dos cargos, além de resguardar quem não foi chamado e ainda teria chance de ser nomeado.

Já no ano passado, a suspensão da validade do concurso foi mantida porque a Administração Municipal estava impedida de contratar. Uma lei federal proibiu o aumento de despesas com pessoal até 31 de dezembro de 2021, em contrapartida ao auxílio financeiro liberado às prefeituras para custear os gastos em função da pandemia.

Ao decretar a retomada da contagem do prazo de validade do concurso, a administração justificou que a proibição do aumento de despesas com pessoal terminou e agora há condições para voltar a convocar os aprovados no processo.

A Prefeitura não informou até que data ainda podem ser chamados aprovados pelo concurso de 2016. Na época da suspensão da validade, foi informado que havia apenas um mês de prazo restante. Com a retomada da contagem agora, a administração deve ter até meados de fevereiro para chamar candidatos classificadas. Ainda não há estimativa de quantas pessoas devem ser convocadas para assumir cargos antes do fim da validade do concurso.

Homologado em abril de 2016, o concurso público da Prefeitura já teve o prazo de validade estendido em 2018 e não há mais possibilidade de nova prorrogação. 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia