JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 23 de maio de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Continua depois da publicidade



Prefeitura assina termo de adesão para a implantação da escola cívico-militar

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

18/01/2022 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos

Foto/Reprodução

Cidade terá até fevereiro para indicar qual escola poderão adotar o modelo que utiliza militares da reserva, que atuam no apoio à gestão escolar e à gestão educacional

O Governo Municipal já assinou o termo de adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Ao todo, 89 vagas foram disponibilizadas em 2022 aos estados e municípios brasileiros. A Prefeitura agora tem prazo até o dia 14 de fevereiro para indicar a unidade escolar onde será implantado o modelo cívico-militar em Uberaba.

A escolha seguirá critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, que prevê que a unidade oferte os anos finais do Ensino Fundamental e tenha entre 501 e 1.000 alunos matriculados. Também são avaliados a situação de vulnerabilidade social dos educandos e o desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em Uberaba, segundo as informações da Prefeitura, de uma lista inicial com 14 escolas da rede municipal, apenas quatro ainda estão no páreo. Uma delas será indicada pela Secretaria de Educação até fevereiro, após análise minuciosa dos critérios do Ministério da Educação.

O Ministério da Educação publicou na semana passada edital que definiu a implantação de escola do modelo cívico-militar em Uberaba, Araguari, Montes Claros, Monte Carmelo, Pouso Alegre e Santo Antônio do Monte.

Com as sete unidades do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) deste ano, Minas Gerais passará a contar com nove unidades do modelo. Duas foram implantadas em 2021, no primeiro ano do programa.

O modelo utiliza militares da reserva, que atuam no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto a gestão pedagógica fica sob a responsabilidade de pedagogos e profissionais de Educação do município. 
 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia