JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 01 de dezembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Vereador não recua em proposta de proibir linguagem neutra nas escolas

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

20/10/2021 - 00:16:54. - Por Gisele Barcelos

 Apesar de questionamentos apresentados à Câmara Municipal, o vereador Eloisio dos Santos (PTB) não pretende recuar quanto ao projeto referente à proibição do uso da linguagem neutra ou não binária nas escolas da cidade. 

O parlamentar afirma que ainda não tomou conhecimento do conteúdo integral do documento protocolado pelo Fórum dos Trabalhadores de Uberaba contra o projeto, mas adiantou que a situação não mudará o posicionamento e a matéria será colocada novamente para ser discutida em plenário.

Eloisio argumenta que a retirada do projeto na semana passada foi positiva porque deu mais tempo para sensibilizar os demais parlamentares, professores, diretores e até pais sobre o objetivo do projeto. “Estamos trabalhando o projeto e vai voltar com muita força. Temos mostrado a importância da aprovação [...] Esse diálogo tem sido muito bom”, salienta.
 
De acordo com o vereador, a expectativa é que a proposta retorne à pauta de votação ainda em outubro. Ele acredita na aprovação do projeto pela Câmara Municipal, apesar das reações contrárias nas redes sociais. “Estamos prontos para isso [o debate em plenário]. Acredito que semana que vem deve ser votado e nós vamos ter êxito, sim. Vamos passar o projeto”, pondera.
 
O documento protocolado pelo Fórum dos Trabalhadores de Uberaba questiona o projeto que proíbe o uso da linguagem neutra ou não binária em escolas da cidade. No texto, foi criticada a exigência de uso das normas legais estabelecidas pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) sob a justificativa de que haveria o risco de desatualização. O ofício ainda manifesta que não existe legislação federal que respalde a proibição do uso da linguagem neutra nas instituições de ensino e nos editais de concursos públicos, acusando o projeto em tramitação na Câmara de se tratar de uma possível censura prévia

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia