JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 03 de agosto de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Adjunto da Seds vai a Alfenas para ver modelo de restaurante popular

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

15/06/2021 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos

Em meio a estudos referentes ao restaurante popular, o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Herval Kobayashi Ferreira Neto, esteve em Alfenas (MG) para conhecer o restaurante da cidade no Sul de Minas.

Na visita, o adjunto conheceu o atual modelo de gestão do restaurante popular em Alfenas, que é por concessão. Conforme Herval, o restaurante foi inaugurado há mais de 10 anos e foi uma experiência bem-sucedida. Por isso, pode ser um exemplo a ser seguido em Uberaba. “Fiz questão de conhecer, de perto, uma estrutura que funciona”, enfatizou.

Herval conheceu as instalações do restaurante, que serve três refeições diárias com preços entre R$1 e R$4, cada. Ele também se reuniu com o prefeito de Alfenas, Luiz Antonio da Silva, e com o chefe de Gabinete, Gilberto França, para debaterem o funcionamento do projeto. “No caso de Alfenas, a empresa explora a estrutura e fornece tanto refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade quanto para o presídio da cidade”, explica.

Para o secretário adjunto, o modelo utilizado em Alfenas é atrativo e pode viabilizar a abertura do restaurante popular. “O modelo atrai empresas, pois elas podem usar um mesmo espaço para expandir os negócios. Pensando em Uberaba, temos hospitais, universidades... Provavelmente, teríamos empresas interessadas aqui também”, avaliou.

Desde o governo passado, o destino do prédio do restaurante está sendo discutido. O ex-prefeito Paulo Piau argumentou diversas vezes que o restaurante não seria viável e citou que estruturas semelhantes fecharam em outros municípios. Com isso, passou a ser defendido que o imóvel abrigasse o programa de cozinha social, com cursos na área de alimentação para atender famílias de baixa renda. 

Entretanto, a nova gestão informou que ainda não está acertado se o imóvel no bairro Leblon abrigará o restaurante popular ou o projeto da cozinha social. Um levantamento de custos está sendo feito para que haja uma definição. A expectativa é de que a estrutura seja colocada em funcionamento até o fim do ano – seja como restaurante popular ou cozinha social. 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia