POLÍTICA

Relicitação da BR-262 não prevê duplicação total até Nova Serrana

O trecho terá apenas 44,3 quilômetros de pista duplicada, entre o acesso de Moema e Nova Serrana, e a implantação de quase 160 quilômetros de faixas adicionais, entre Uberaba e o início do trecho dupl

Gisele Barcelos
Publicado em 04/11/2022 às 21:11Atualizado em 15/12/2022 às 23:43
Compartilhar

A tão sonhada duplicação entre Uberaba e Nova Serrana não está prevista no projeto de concessão da 262, que inclui apenas faixas adicionais. Foto/Reprodução

Aguardada desde 2014, duplicação integral da BR-262 de Uberaba até Nova Serrana não está prevista no projeto da nova concessão da rodovia. Pela proposta atual, apenas um trecho menor, entre Luz e Nova Serrana, deverá ter a pista duplicada.

Procurada pela reportagem do Jornal da Manhã, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) confirmou a redução no segmento previsto para duplicação da BR-262. Em nota, a assessoria de imprensa informou, que o novo projeto de concessão prevê apenas 44,3 quilômetros de trechos duplicados.

Conforme o modelo divulgado na consulta pública, a duplicação será de Nova Serrana até o entroncamento com a MG-170, acesso à Moema-MG. O projeto prevê ainda, que a obra seja executada entre o quinto e sexto ano da concessão.

Sobre o motivo para reduzir a duplicação da rodovia, a ANTT posicionou que os estudos de concessão da rodovia foram desenvolvidos com base nas melhores práticas de projetos, incluindo conceitos de capacidade e segurança viária, para buscar a justiça tarifária aos usuários.

Ainda de acordo com o órgão, os investimentos de manutenção, ampliação de capacidade e melhorias foram definidos com base na metodologia do manual de capacidade HCM e análise do nível de serviço. Com isso, houve a inclusão de faixas adicionais ao longo do trajeto da BR-262. “Após os cálculos, foi prevista a ampliação de capacidade desta rodovia para o número de faixas previstas no programa, conforme o cronograma apresentado”, continua a nota.

Segundo as informações da ANTT, além dos 44 quilômetros de pista duplicada, a nova concessão prevê a implantação de 159,57 quilômetros de faixas adicionais na BR-262, entre Uberaba e Nova Serrana. Há ainda outras melhorias para serem executadas no trecho, como a instalação de 5,47 quilômetros de pistas marginas, 278 novos acessos e 11 passarelas.

Já em relação ao pedágio, a modelagem econômica financeira prevê a tarifa teto de R$12,893 para cada 100 quilômetros em trechos de pista simples e de R$18,05 para cada 100 quilômetros em trechos de pista dupla.

O projeto para nova concessão da BR-262 está em fase de consulta popular e ainda pode sofrer alterações antes do edital de relicitação ser publicado. Interessados têm prazo até 16 de dezembro para envio de sugestões e questionamentos às minutas do edital e do contrato para o leilão dos 438,90 quilômetros de rodovia, entre os municípios de Uberaba e Betim.

Além disso, a ANTT marcou para o dia 1º de dezembro uma sessão pública para apresentar o pré-projeto referente à nova concessão da BR-262, com espaço aberto para manifestações durante o evento. O evento acontecerá em Brasília, mas também será transmitido pelo YouTube.

Todas as contribuições da consulta popular e da sessão pública serão analisadas pela equipe técnica do governo federal para a formatação da versão final do edital para o novo leilão da BR-262.

Enquanto os trâmites para a nova concessão da BR-262 não são concluídos, a rodovia permanece sob administração da Triunfo Concebra. Um aditivo ampliou a validade do contrato até novembro de 2023, mas não prevê que seja executada a duplicação do trecho entre Uberaba e Nova Serrana nesse período. A empresa segue cobrando pedágio e deverá realizar apenas obras de conservação da pista, reabilitação de balanças e construção de cinco passarelas.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por