JM Online

Jornal da Manhã 50 anos

Uberaba, 19 de agosto de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Continua depois da publicidade



Vice-prefeito alega que Executivo impôs adesão da Codau à PPP da energia solar

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

06/08/2022 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos

Questionando o projeto de PPP (Parceria Público-Privada) da usina fotovoltaica da Prefeitura, o vice-prefeito, Moacyr Lopes, alegou que adesão da Codau ao contrato firmado pelo município foi imposta pelo Executivo.

Moacyr contestou o modelo da PPP feito pelo governo anterior e até questionou a economia nas despesas de energia devido à implementação da usina por meio de parceria com iniciativa privada. O vice defendeu que a própria Prefeitura poderia destinar uma área e construir a própria usina fotovoltaica, ao invés de depender da empresa.

O vice até argumentou que a própria Codau tinha optado por implantar a própria usina fotovoltaica para reduzir os custos com energia elétrica. No entanto, a reportagem do Jornal da Manhã apontou que a companhia já desistiu do plano e, inclusive, cancelou no mês passado o processo licitatório destinado a contratar empresa para executar a obra, optando por aderir à PPP do município.

Em resposta, o vice-prefeito sinalizou que a adesão à PPP foi imposta pelo Executivo. Moacyr ainda alegou que houve morosidade do governo municipal para viabilizar a liberação dos recursos para financiamento que abrangia o projeto da usina fotovoltaica própria da companhia, o que acabou pressionando a Codau a aderir ao contrato do município.

Procurada pelo Jornal da Manhã, a Codau manifestou que o projeto de implantação da usina fotovoltaica própria deixou de ser uma alternativa para os cofres da companhia, pois a aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída definiu que as usinas serão taxadas. “Com isto, o retorno esperado pela Codau não seria o mesmo projetado inicialmente”, informa a nota.

No texto, a companhia ainda descartou que a decisão tenha sido forçada pelo Executivo. “Qualquer outra abordagem fora da esfera técnica não altera a decisão e não está relacionada com imposições. As decisões de gestão da Codau são responsabilidades exclusivas da direção da autarquia”, finalizou. 
 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar