POLÍTICA

Prefeito de Iturama alega dificuldade para internação de pacientes no HR

Gisele Barcelos
Publicado em 30/06/2022 às 21:42Atualizado em 18/12/2022 às 21:51
Compartilhar

Prefeito de Iturama, Cláudio Tomas de Freitas, ao lado do ex-deputado Narcio Rodrigues, que fez coro com ele nas críticas ao Hospital Regional (Foto/Reprodução/Facebook)

Em inauguração de obras de ampliação de Hospital do Povo em Iturama ontem, prefeito da cidade, Claudio Tomas de Freitas (PSC), denunciou dificuldades enfrentadas pelos municípios do Triângulo Sul para conseguir internação de pacientes no Hospital Regional em Uberaba.

No pronunciamento, o prefeito de Iturama argumentou que, com a regulação de leitos sob comando do Município de Uberaba, as prefeituras não estão conseguindo vagas para internação de pacientes. “Esse problema está acontecendo nos 27 municípios do Triângulo Sul. O Hospital Regional não está fazendo o atendimento necessário”, disse, argumentando que está buscando a autorização do Legislativo local para firmar convênio com o Hospital de Base de São José do Rio Preto, estado de São Paulo, e suprir a demanda por leitos.

Presente à solenidade, o ex-deputado Narcio Rodrigues endossou a queixa do gestor municipal e ainda engrossou as críticas. No discurso, ele chamou Uberaba de “cidade madrasta” pela postura com os demais municípios. “Nós pagamos o Hospital Regional de Uberaba, ele é parte do complexo do SUS. O tratamento que Uberaba dá à nossa região é o tratamento de cidade madrasta e que não entende o tamanho da região”, alegou.

Em resposta às críticas, a coordenadora do complexo regulador, Tacimara de Oliveira Reis, posicionou que hoje a Prefeitura de Iturama tem pactuação com o Município para atendimento de alta complexidade, que é direcionado para o Hospital de Clínicas da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro). “O perfil assistencial de alta complexidade o Hospital Regional não tem condições de atender”, ressaltou, explicando que o HR é focado em casos de média complexidade.

Sobre a dificuldade para a internação, a coordenadora do complexo regulador manifestou que a liberação de leitos no Hospital de Clínicas considera as demandas prioritárias entre as cidades solicitantes. Com isso, pode ocorrer de a vaga ser negada para um paciente de Iturama porque existe um caso mais grave de outro município no momento. “Às vezes, a negativa é porque tem algum paciente que tem prioridade maior, considerando o caso clínico que é avaliado na hora da solicitação”, salienta.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde informou que Iturama não está entre as cidades da região que contribuem para a manutenção do Hospital Regional. A lista de municípios que participam financeiramente do custeio é composta por Água Comprida, Campo Florido, Conquista, Planura, Sacramento, Veríssimo, São Francisco de Sales e Santa Juliana.

Mesmo assim, relatório do primeiro quadrimestre apresentado pela pasta na Câmara Municipal apontava que 24 pacientes de Iturama foram atendidos no HR entre janeiro e abril deste ano. Em 2021, a cidade enviou 145 pessoas para tratamento na unidade hospitalar. Em geral, os atendimentos foram para casos de internação de Covid-19. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por