Reajuste da água em 2023 será definido por estudo de agência reguladora
#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900
(Foto/ArquivoJM)
Reajuste da tarifa de água em 2023 será definido por agência reguladora a ser contratada pelo município. Em entrevista à Rádio JM, o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, posicionou que os estudos para definir o índice a ser aplicado caberá à empresa que deverá ser selecionada ainda este ano para começar a monitorar e fiscalizar as ações da companhia de saneamento.
Segundo José Waldir, a revisão anual da tarifa é necessária e não há perspectiva de congelamento do preço em 2023, pois a medida adotada em 2020 e 2021 resultou em prejuízos para a autarquia. No entanto, ele salientou que a equipe técnica da Codau não tem nenhuma projeção de quanto seria o eventual reajuste no ano que vem.
O presidente da companhia posicionou que o acompanhamento do comportamento das receitas e despesas está sendo feito, bem como da variação do preço dos insumos necessários para o tratamento de água. Porém, o engenheiro declarou que a definição sobre o índice ficará por conta da agência reguladora. Por isso, a expectativa é que o município avance com a contratação da empresa o mais rápido possível. “A intenção é que município contrate a agencia e ela acompanhe toda a questão de tarifas e operacional. Ficaria tudo por conta dela”, disse.
Questionado sobre o que será feito o reajuste se a agência não for selecionada a tempo, o presidente da Codau manifestou que não trabalha com a hipótese.
José Waldir ainda argumentou que a entrada da agência pode resultar futuramente até na redução da tarifa de água. Ele exemplifica que a empresa destrinchará os itens que compõem o preço e também o cumprimento das metas de investimento da Codau. “Se a companhia não fizer, a agência vem e pune. Aí pode retirar o valor [da tarifa] no futuro”, finalizou.
Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline
Leia mais
- Denúncias de assédio: Pedro Guimarães é exonerado Daniella Marques é nomeada presidente da Caixa
- Tribunal de Contas interrompe análise das finanças de Zema referentes a 2020
- Sem questionamentos ao resultado, licitação da merenda é homologada
- Em despedida do microfone, Tony anuncia dobradinha com Aelton
- Secretária estadual de Educação é cobrada na Assembleia sobre o pagamento do piso
- Deputados temem que certificação possa prejudicar produtores de queijo artesanal
- Estado oficializa cessão da área da planta de amônia para Prefeitura de Uberaba
- Deputados cobram firmeza do Governo contra Lei do ICMS dos combustíveis
- Cidade abriu 449 novas vagas de trabalho formal no mês de maio
- Nóbrega Pimenta vence licitação para acesso aos Distritos Industriais 2 e 4
