JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 30 de junho de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Continua depois da publicidade



Reajuste da água em 2023 será definido por estudo de agência reguladora

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

23/06/2022 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos

(Foto/ArquivoJM)

Reajuste da tarifa de água em 2023 será definido por agência reguladora a ser contratada pelo município. Em entrevista à Rádio JM, o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, posicionou que os estudos para definir o índice a ser aplicado caberá à empresa que deverá ser selecionada ainda este ano para começar a monitorar e fiscalizar as ações da companhia de saneamento.

Segundo José Waldir, a revisão anual da tarifa é necessária e não há perspectiva de congelamento do preço em 2023, pois a medida adotada em 2020 e 2021 resultou em prejuízos para a autarquia. No entanto, ele salientou que a equipe técnica da Codau não tem nenhuma projeção de quanto seria o eventual reajuste no ano que vem.

O presidente da companhia posicionou que o acompanhamento do comportamento das receitas e despesas está sendo feito, bem como da variação do preço dos insumos necessários para o tratamento de água. Porém, o engenheiro declarou que a definição sobre o índice ficará por conta da agência reguladora. Por isso, a expectativa é que o município avance com a contratação da empresa o mais rápido possível. “A intenção é que município contrate a agencia e ela acompanhe toda a questão de tarifas e operacional. Ficaria tudo por conta dela”, disse.

Questionado sobre o que será feito o reajuste se a agência não for selecionada a tempo, o presidente da Codau manifestou que não trabalha com a hipótese.

José Waldir ainda argumentou que a entrada da agência pode resultar futuramente até na redução da tarifa de água. Ele exemplifica que a empresa destrinchará os itens que compõem o preço e também o cumprimento das metas de investimento da Codau. “Se a companhia não fizer, a agência vem e pune. Aí pode retirar o valor [da tarifa] no futuro”, finalizou. 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar