POLÍTICA

Estado vai nomear mais 2 mil concursados da Educação

Publicado em 08/06/2022 às 06:20Atualizado em 18/12/2022 às 20:16
Compartilhar

A estimativa é que haja aproximadamente 80 mil vagas ocupadas de forma temporária em Minas Gerais atualmente (Gil Leonardi / Imprensa MG)

Governo de Minas Gerais vai nomear 2.030 aprovados em concurso público para atuação em escolas da rede estadual de ensino. O edital em questão é o nº 07/2017 e as nomeações são referentes ao saldo remanescente de candidatos aprovados à época.

O primeiro lote de nomeações tem publicação prevista para esta quinta-feira (9) e deve contemplar a maioria dos cargos, sendo 1.009 Professores de Educação Básica (PEB) e 21 Especialistas de Educação Básica (EEB). As outras mil nomeações estão previstas para julho.

Segundo informa o governo estadual, as vagas contemplam 92 municípios mineiros, de 31 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Com o novo cronograma divulgado, o Governo de Minas totaliza cerca de 10 mil servidores aprovados em concurso público da Educação nomeados para atuar na rede estadual de ensino, desde o início da gestão do governador Romeu Zema (Novo).

As nomeações acontecem após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinar a ilegalidade das designações dos professores, modelo adotado atualmente para suprir cargos vagos e substituições na rede estadual de ensino. Atualmente, existem aproximadamente 80 mil vagas na rede de educação ocupadas por profissionais designados.

Em audiência realizada nesta terça-feira (7) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a deputada Beatriz Cerqueira (PT) criticou a postura da atual gestão. Segundo a parlamentar, as contratações temporárias precarizam a profissão, uma vez que os designados são contratados temporariamente, sempre pelo piso salarial, sem direito à promoção na carreira e sem garantia do emprego.

O governo estadual, por sua vez, considera a nomeação uma conquista e um reconhecimento dos esforços dos professores. "Esta é uma antiga e justa reivindicação dos professores, que foram aprovados em concurso público ainda em 2017. Esses profissionais vão contribuir muito para o aprendizado dos alunos", declarou Zema.

*Com informações do jornal Hoje em Dia e da Agência Minas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por