JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 17 de maio de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Continua depois da publicidade



Assembleia aprova redução da taxa de licenciamento de veículos em MG

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

11/05/2022 - 16:48:39. - Por Gisele Barcelos

(Foto/Divulgação)

Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nesta quarta-feira (11) o projeto que altera a forma de cálculo da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV). Na prática, o texto votado em 2º turno reduz o valor da taxa a ser cobrada. A matéria agora segue para sanção do governador.

A proposição, de autoria do deputado Cleitinho Azevedo (Cidadania), originalmente propunha a isenção da taxa devido à substituição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos em papel pelo documento digital (o CRLV-e). No entanto, a versão do projeto aprovada mantém a cobrança da taxa, mas com outros critérios, de forma a reduzir o valor para o contribuinte.

Conforme o texto aprovado, a TRLAV será calculada dividindo-se a dotação destinada pelo Orçamento do Estado ao Departamento de Trânsito (Detran-MG) pelo número de veículos registrados em Minas Gerais.

Ainda segundo a proposição, do Estado deverá publicar a memória de cálculo da TRLAV no mês de dezembro do ano anterior à cobrança. O atraso dessa publicação suspenderá a exigibilidade da cobrança da TRLAV, até que se atenda ao comando legal.

Além disso, o projeto revoga a taxa de emissão de segunda via do CRLV, uma vez que o documento é apenas eletrônico. 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia