POLÍTICA

Vereadora pede congelamento da tarifa do transporte coletivo

Gisele Barcelos
Publicado em 04/01/2022 às 21:40Atualizado em 18/12/2022 às 17:33
Compartilhar

Legislativo solicita ao governo municipal que tarifa de ônibus não tenha reajuste em 2022. O pedido para congelamento da passagem foi formalizado em ofício assinado pela vereadora Rochelle Gutierrez (PP). O documento foi protocolado ontem para análise do Executivo e ainda não houve posicionamento sobre o assunto.

No texto, a parlamentar argumentou que o reajuste de R$4,50 para R$7,86 na passagem é inviável e impediria o acesso dos trabalhadores ao transporte coletivo. “É preciso considerar o momento de fragilidade da economia uberabense, com altas taxas de desemprego e salários que não acompanham, proporcionalmente, o aumento dos produtos e serviços”, continua o ofício.

Além disso, a vereadora salientou no documento que o reajuste pedido pelas empresas de ônibus gira em torno de 75% e manifestou que o valor é exorbitante. Ela ainda posicionou que o índice está bem acima do percentual utilizado para a correção do salário mínimo em 2022, que foi de apenas 10%.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, Rochelle ainda contestou a justificativa das concessionárias para o pedido de reajuste. A vereadora ressaltou que a Câmara Municipal aprovou a concessão de subsídio financeiro e de incentivos fiscais às concessionárias no ano de 2021 para compensar a redução de passageiros e o aumento nos custos operacionais. “Foram aprovados repasses para que as empresas pudessem equilibrar melhor os prejuízos alegados por conta da pandemia”, disse.

A parlamentar também lembrou que existe uma lei municipal que exige a realização de audiência pública antes da decisão sobre o preço da tarifa. Com isso, ela espera que o assunto seja discutido com a comunidade previamente. “Precisamos lidar com o reajuste de forma bem sensata, bem equilibrada e com transparência para a população”, finalizou.

As concessionárias de transporte coletivo apontaram a queda de 42% dos passageiros em função da pandemia e o aumento do preço de 60% no preço do diesel como os pontos que mais pesaram na planilha de custos. A prorrogação do subsídio financeiro concedido pela Prefeitura pode interferir no reajuste da tarifa, porém a administração municipal ainda não confirmou se a medida será adotada em 2022. 

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por