POLÍTICA

Projeto de Franco permite o uso do FGTS em estrutura de energia solar

Gisele Barcelos
Publicado em 12/11/2021 às 00:28Atualizado em 18/12/2022 às 16:47
Compartilhar

O deputado federal Franco Cartafina (PP/MG) apresentou nesta semana, na Câmara, Projeto de Lei que permite a movimentação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para aquisição e instalação de energia fotovoltaica. A proposta, que acrescenta um dispositivo à Lei nº 8.036/1990, que dispõe sobre o fundo, abrange os sistemas de mini ou microgeração de energia em imóvel de propriedade do titular da conta vinculada.

“Fomentar a geração de energia solar pelos sistemas residenciais é uma alternativa que não implica em investimentos por parte do governo, pois conta com recursos pessoais dos interessados. Nada mais justo, portanto, do que permitir a utilização do FGTS para dar acesso aos recursos necessários capazes de custear, ainda que parcialmente, os equipamentos para a geração para uso próprio”, explica Franco Cartafina.

Ele ressalta que a busca pelos sistemas fotovoltaicos está aumentando consideravelmente no país, principalmente com a insegurança na geração de energia em decorrência das menores quantidades de chuvas nos últimos anos.

O Projeto de Lei nº 3.947/2021 foi protocolado na Câmara dos Deputados na terça-feira (9) e aguarda despacho da Mesa Diretora para tramitação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por