JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 25 de setembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Uberaba mantém grau de gestão efetiva em índice do TCE-MG

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

14/09/2021 - 07:45:30. - Por Gisele Barcelos Última atualização: 14/09/2021 - 07:45:57.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou os resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) referentes ao exercício de 2020. Uberaba manteve a classificação como cidade efetiva no geral, conforme a avaliação do órgão.

O resultado usa como base as informações enviadas pelos próprios municípios por meio de um questionário. Após análise dos dados enviados, cada município recebe um resultado geral, conforme os seguintes conceitos: A: Altamente Efetiva (90%); Muito Efetiva (entre 75% e 89,99%); Efetiva (entre 60% e 74,99%); Em Fase de Adequação (entre 50% e 59,99%), e Baixo Nível de Adequação (abaixo de 49,99%). O IEGM avalia sete áreas da gestão pública: Educação, Saúde, Gestão Fiscal, Planejamento, Meio Ambiente, Defesa Civil e Governança em Tecnologia da Informação.

Na análise estratificada, Uberaba apresentou recuo nas áreas de Educação e Saúde. Por outro lado, foi registrado avanço nos quesitos Gestão Fiscal, Defesa Civil e Governança em Tecnologia da Informação.

Quanto ao indicador referente à gestão municipal da Educação, Uberaba era classificada como efetiva em 2019 e passou a ser considerada como cidade em fase de adequação em 2020. Já na Saúde, o status caiu de muito efetivo para somente efetivo.

Por outro lado, Uberaba, que era considerada em fase de adequação na Gestão Fiscal em 2019, foi elevada à condição de cidade efetiva em 2020. Em relação à Defesa Civil e Governança em TI, a classificação do município passou de efetiva para muito efetiva no período analisado.

Já no indicador referente à gestão do Meio Ambiente, a cidade manteve a condição de muito efetiva. Também não houve alteração quanto ao quesito Planejamento e Uberaba continuou classificada pelo TCE como município em fase de adequação.

Região. Ao todo, 807 prefeituras preencheram o formulário obrigatório em 2020, o que representa 94,60% das cidades mineiras. Em uma média geral, 164 municípios atingiram a classificação efetiva; uma cidade, o nível de muito efetiva; 417 estão classificadas em fase de adequação e 225, com baixo nível de adequação.

Na região de Uberaba, três cidades foram consideradas como efetivas: Conceição das Alagoas, Pirajuba e Uberlândia. Outras seis foram classificadas como em fase de adequação: Delta, Conquista, Campo Florido, Planura, Veríssimo e Água Comprida.

O IEGM permite aos gestores conhecerem a situação de seus municípios e compararem a evolução das políticas públicas. A mensuração proporcionada pelo índice possibilita a verificação de resultados, a correção de rumos, a reavaliação de prioridades e a consolidação do planejamento dos municípios para ajudar a gestão a melhorar os resultados de suas políticas públicas.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia