POLÍTICA

Superintendência diz que escolas estão prontas para a volta das aulas presenciais

Gisele Barcelos
Publicado em 10/07/2021 às 16:07Atualizado em 19/12/2022 às 03:02
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Salas de aulas estão organizadas obedecendo ao distanciamento de carteiras e a previsão é de que cerca de 15% dos alunos retornem às aulas agora

Com a liberação do Governo de Minas, escolas estaduais estão prontas para a volta das aulas presenciais em Uberaba a partir desta segunda-feira. Unidades com turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental passaram por organização dos espaços na última semana para o retorno dos alunos. A expectativa da Superintendência Regional de Ensino é que até 15% dos estudantes compareçam amanhã.

Em Uberaba, 24 escolas estaduais foram autorizadas para a volta das aulas presenciais nesta segunda-feira. Com isso, houve movimentação dos professores e gestores na última semana para organizarem o retorno das atividades.

Os espaços também foram adaptados, com redução do número de carteiras em cada sala para respeitar o distanciamento de, pelo menos, 1,5 metro entre os estudantes. Além disso, houve a colocação de dispensadores de álcool em gel na entrada da escola e outros pontos do prédio para higienização das mãos.

Das escolas que retornam às atividades, 20 unidades também atendem outras séries, porém só retornam inicialmente os anos iniciais do Ensino Fundamental. Houve a convocação de professor tutor para abrir turmas extras de cada ano. Dessa forma, as classes serão divididas para respeitar o distanciamento.

Já nas quatro unidades exclusivas para alunos de 1° ao 5° ano (Miguel Laterza, Grupo Brasil, Dom Eduardo e Fidélis Reis) não haveria salas suficientes para que seja feita a divisão de turmas. Com isso, será feito revezamento semanal entre os estudantes.

No Triângulo Sul, também foi liberado o retorno de turmas de 1° ao 5º ano em sete escolas estaduais em Araxá, uma unidade de Campos Altos, uma de Conceição das Alagoas e uma de Iturama. Com isso, 34 escolas estaduais na região estão autorizadas para o início gradativo das aulas presenciais este mês.

O retorno, entretanto, será curto, porque as escolas da rede estadual iniciam recesso de julho quatro dias depois, no dia 16, e só voltam às atividades em 3 de agosto. A expectativa é que no próximo mês também seja autorizada a volta das turmas do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio. A decisão depende de análise da Secretaria de Saúde sobre os índices da Covid-19 na última semana de julho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por