JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 14 de junho de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Futuro da industrialização do município passa pela ZPE

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

25/05/2021 - 08:50:55. Última atualização: 25/05/2021 - 09:01:17.

Reprodução

O município de Uberaba tem uma posição geográfica privilegiada, com uma localização estratégica equidistante 500 quilômetos dos principais centros econômicos do país, como Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia, além de ser cortada por rodovias federais importantes, como a BR-050 e BR-262, o que o torna um polo de desenvolvimento no Triângulo Sul.

Não bastassem tantos atrativos, Uberaba ainda possui áreas industriais que disponibilizam serviços importantes, como o Porto Seco e o Terminal Intermodal da VLI. Mas o grande desafio do futuro, certamente, começa agora, no presente. Ou melhor, começou há 10 anos, quando tiveram início as tratativas para a implantação de uma Zona de Processamento de Exportações no município, ainda no governo Anderson Adauto. De lá para cá, muitas idas e vidas permearam a história da ZPE, a ponto de quase cair no descrédito. No entanto, recentemente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico conseguiu desembaraçar a parte documental da área onde será implantada a ZPE, que era um dos grandes entraves para a concretização desse sonho. A gestão da ZPE caberá a uma parceria firmada entre os proprietários da fazenda Cassu, Prefeitura de Uberaba e Aciu.
 
Próximo passo, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, será viabilizar a licitação para as obras iniciais, cujo prazo para comprovação junto ao Governo Federal
termina no dia 31 de julho. Até lá, Uberaba precisa iniciar a construção do portal de acesso à primeira etapa do loteamento industrial vocacionado para as exportações. Na sequência, terá de providenciar toda a infraestrutura do empreendimento, incluindo arruamento e divisão do terreno em lotes que, futuramente, irão abrigar as indústrias exportadoras.
 
O secretário Rui Ramos afirma que a ZPE Uberaba é uma prioridade do atual governo. No entanto, com a troca de gestão na Prefeitura, ele pondera que era preciso a retomada das articulações com o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) para alinhar as ações e tirar dúvidas sobre as próximas medidas a serem tomadas. “O projeto começou em 2021 e agora precisa se tornar realidade”, salienta. 
 
Segundo o titular da pasta, todas as providências necessárias para consolidarem o projeto estão sendo tomadas. “Vamos iniciar as obras até julho”, assegura, ressaltando que um trabalho também acontecerá em paralelo para atrair investimentos para a futura ZPE. O caminho a ser percorrido é longo, mas promissor. A ZPE poderá mudar as feições da economia de Uberaba
e região a partir da atração de investimentos e da chegada de grandes empresas exportadoras.
 
Obras iniciais de implantação da ZPE vão custar R$14,5 mi
 
Na sexta-feira passada, o Governo Municipal publicou no jornal ofi cial do Município, o decreto que aprova o Projeto Urbanístico da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba, para a primeira etapa. A ZPE Uberaba está localizada junto à BR-050, em uma área de 268,05 hectares, abrigando o entroncamento rodoferroviário que serve hoje ao Distrito
Industrial II. As obras e serviços de infraestrutura a serem implantados são orçados em mais de 14,5 milhões de reais. “Esse decreto é o símbolo da eficiência, da agilidade, do empenho e dedicação do nosso governo. Viemos para destravar o que estava paralisado e que tem o potencial para desenvolver economicamente a nossa cidade. Nós sabemos o quanto a ZPE é importante para o Brasil, não só para Uberaba, e como é importante termos realmente a nossa ZPE de fato, após mais de 10 anos sem sair do papel. Fico muito feliz de assinar esse decreto, isso é desenvolvimento, geração de emprego e renda para nosso povo”, ressaltou a prefeita Elisa Araújo.
 
 
 Decreto que aprova o plano urbanístico da ZPE foi assinado sexta-feira pela prefeita Elisa e secretário Rui Ramos

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia