POLÍTICA

Desequilíbrio na distribuição de vacinas gera reclamação de diversas gestões municipais; aponta presidente da AMM

Raiane Duarte
Publicado em 20/05/2021 às 08:59Atualizado em 19/12/2022 às 03:39
Compartilhar

A ansiedade para acelerar o processo de vacinação atinge as gestões municipais de Minas Gerais. Contudo, o processo de distribuição das doses para as cidades gera críticas, pois, nota-se que cidades menos populosas estão recebendo remessas maiores do que cidades com mais habitantes. 

A reportagem acionou o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, que afirmou que existe esse desequilíbrio. "Existe uma reclamação de diversos municípios pelas quantidades de doses encaminhadas, além do problema de pequenos volumes que chegam por vez, que o município que tem que ir lá buscar sete doses de vacina, existe também uma reclamação da proporção em relação a outras cidades. A gente não entendeu ainda o critério estabelecido pelo Estado, que não é populacional, porque se fosse populacional seria uma critério mais objetivo e mais fácil de acompanhar”, explicou. 

Lacerda ainda questiona: “porque não distribuiu em todos os pontos do Estado? Todo Estado precisa de vacina. Então nesse momento o anseio é que as vacinas cheguem e cheguem a contento para atender a população antes que a tal terceira onda assole Minas Gerais.”

O Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) aponta, por exemplo, que Juiz de Fora foi a segunda em número de vacinas recebidas, atrás apenas da capital, Belo Horizonte. Juiz de Fora é a quarta cidade de MG em número de habitantes e conforme o vacinômetro, até o dia 18 de maio, o município tinha recebido 266.891 doses. Já em Uberlândia, conforme o vacinômetro, também até o dia 18, havia recebido 225.238 doses. Segundo a estimativa de 2020, Juiz de Fora tem 573.285 habitantes, enquanto Uberlândia tem 699.097.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o quantitativo de doses de vacinas contra a Covid-19 enviado a cada município é estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e os números são baseados em dados relativos aos grupos prioritários. O Ministério da Saúde pontua que o número de doses enviadas pelo a cada um dos 853 municípios é definido de acordo com os dados alimentados pelos gestores municipais no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), no Cadastro Nacional da Assistência Social (CadSUAS) e no Departamento de Saúde Indígena – Desai.

Juiz de Fora possui uma população idosa maior do que muitas das grandes cidades mineiras. O grupo representa 9,5% da população que tem mais de 60 anos, de acordo com dados do DataSUS. Em Uberlândia, os idosos correspondem a 7,13% dos moradores. 

A cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, é um dos municípios que mais aplicou vacinas contra a Covid-19 no Estado levando em consideração as doses recebidas. A prefeitura contabiliza 85% de aplicações. 

Uberaba já recebeu 128.812 doses para uma população estimada de 337.092, um número de doses maior do que o de Ribeirão das Neves, que recebeu 77.933 doses e tem uma população estimada de 338.197.

Confira o posicionamento do presidente da AMM, Julvan Lacerda:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por