POLÍTICA

Câmara oficializa comissão para investigar denúncias na vacinação

Portaria publicada no órgão oficial estabelece como foco dos trabalhos a aplicação de doses referentes ao primeiro e segundo lotes de vacinas que chegaram à cidade

Gisele Barcelos
Publicado em 08/04/2021 às 19:53Atualizado em 19/12/2022 às 03:59
Compartilhar

Foto/Rodrigo Garcia/CMU

Vereador Marcos Jammal preside a primeira CEI da Câmara Municipal para apurar denúncias de irregularidades na vacinação

Câmara Municipal oficializa primeira Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar denúncia em vacinação contra a Covid-19. A portaria publicada na última edição do Porta-Voz estabelece que o foco dos trabalhos serão as possíveis irregularidades na aplicação de doses referentes ao primeiro e segundo lotes de imunizantes, que chegaram ao município em janeiro e fevereiro.

A comissão será presidida pelo vereador Marcos Jammal (MDB). O posto de vice ficou com Luizinho Kanecão (PDT) e a função de relator caberá a Wander Araújo (PSC). O grupo terá inicialmente prazo de três meses para a apuração das denúncias, mas pode haver prorrogação.

Se o cronograma não for adiado, o relatório final da CEI pode ser apresentado até o início de julho para apreciação dos demais vereadores em plenário.

O Legislativo analisa a possibilidade de abertura de outra Comissão Especial de Inquérito para abranger notícias de fura-fila na imunização contra a Covid-19 e perda de vacinas em Uberaba. No entanto, até o momento, nada foi oficializado.

A polêmica em torno da vacinação contra Covid-19 em Uberaba se intensificou na semana passada, com a divulgação da primeira lista de vacinados no município. Diversas inconsistências foram apontadas no relatório, inclusive a presença de 17 professores da Educação Básica e pessoas lotadas em cargos comissionados da Prefeitura entre o grupo que recebeu o imunizante.

Controladoria instaura sindicância para apurar erros em convocação antecipada

Controladoria-Geral do Município também oficializou instauração de sindicância investigativa para apurar eventuais irregularidades funcionais na convocação antecipada da população de 65 a 69 anos para vacinação contra Covid-19 em Uberaba. O caso ocorreu no dia 29 de março, quando o público alvo eram os idosos de 72 anos. No entanto, doses foram aplicadas em diversas pessoas de outra faixa etária, inclusive no ex-prefeito Paulo Piau, de 67 anos.

A sindicância terá inicialmente prazo de 90 dias para finalizar os trabalhos e apresentar relatório final à Controladoria. No entanto, há possibilidade de prorrogação por mais 90 dias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por