POLÍTICA

Município suspende penalidades por desobediência ao toque de recolher

Gisele Barcelos
Publicado em 06/04/2021 às 20:10Atualizado em 19/12/2022 às 04:03
Compartilhar

Com acordo judicial para a suspensão de imposições da onda roxa do programa Minas Consciente, Prefeitura informa que já orientou a equipe de fiscalização para não aplicar penalidades a pessoas em reuniões familiares domiciliares ou que estejam circulando nas ruas das 20h às 5 horas.

Apesar da orientação dos fiscais, ainda não houve alteração no decreto municipal que determinou o toque de recolher e a proibição das visitas familiares. Em nota, a Prefeitura informou que aguarda os desdobramentos de reunião do comitê estadual de enfrentamento à Covid-19 nesta quarta-feira (7) para confirmar se as imposições serão revogadas em definitivo pelo Estado.

O texto informa que, somente após a deliberação do comitê estadual, adequações serão feitas no texto do decreto vigente em Uberaba, se necessário.

A suspensão do toque de recolher e da proibição de reuniões familiares ocorreu na segunda-feira (5) como resultado de ação popular movida pelo deputado estadual Bruno Engler, que questionou as medidas impostas pelo Estado para conter a transmissão do vírus em Minas Gerais. Ele alegou que as restrições seriam inconstitucionais.

A ação foi indeferida em primeira instância, mas o parlamentar entrou com recurso junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais para tentar derrubar as imposições da onda roxa. A Corte decidiu convocar uma reunião de conciliação com o governo estadual, onde o acordo foi fechado.

Após o acordo, o presidente do Tribunal de Justiça, Gilson Soares Lemes, acrescentou que o governador Romeu Zema se comprometeu a buscar a revogação definitiva tanto do toque de recolher quanto da proibição das reuniões familiares dentro do comitê na reunião programada para hoje. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por