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Uberaba, 10 de abril de 2021 -

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Projeto aprovado na Câmara amplia informações diárias sobre a pandemia

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06/04/2021 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos

Foto/Rodrigo Garcia

Vereador Tulio Micheli lembra que o boletim hoje divulgado pela Prefeitura já teve mais dados, que deixaram de ser incluídos

Foi aprovado ontem por unanimidade projeto de lei que amplia as informações divulgadas diariamente sobre a pandemia de Covid-19 em Uberaba. A proposição quer a inclusão do número de pessoas com síndrome gripal que procuraram atendimento nas unidades, a quantidade de pacientes submetidos ao teste na cidade, o total de casos ativos da doença e a divisão de óbitos registrados na rede pública e privada.

Hoje o boletim da Covid-19 divulga somente o número de casos suspeitos, pacientes recuperados e mortes, bem como os dados sobre a ocupação de leitos hospitalares na rede pública e particular da cidade.

Na justificativa, o autor do projeto, vereador Tulio Micheli (PSL), posicionou que alguns dados previstos no texto chegaram a ser apresentados anteriormente em boletins diários de monitoramento da Covid-19, porém foram retirados do material sem que a Prefeitura apresentasse uma justificativa para impossibilitar a continuidade da divulgação das informações.

De acordo com o parlamentar, a informação sobre a quantidade de pessoas que busca atendimento com síndrome gripal é necessária para ter uma noção da possível taxa de transmissão da Covid-19 em Uberaba. Já a apresentação do número de pacientes que se encontram ativos e passíveis de retransmissão permitirá conhecer se há necessidade no aumento de profissionais de monitoramento domiciliar.

Além disso, o autor ressaltou que a informação sobre os pacientes submetidos ao teste dará transparência ao percentual de testagem no município, enquanto a divisão de óbitos oferecerá uma análise da diferença dos métodos utilizados nos hospitais públicos e privados da cidade.

Mais um. O vereador do PSL também conseguiu a aprovação de projeto que obriga a divulgação no site da Prefeitura das escalas dos plantões das unidades de Saúde.

O projeto prevê que o Poder Executivo deve divulgar o nome completo do plantonista; função do profissional; data, horário e unidade municipal de Saúde em que o plantonista realizará o plantão, e quantitativo de atendimentos disponíveis para o plantonista, com indicação do máximo de atendimentos a serem realizados. Além disso, a Prefeitura também deve inserir no site telefone e/ou e-mail para o envio de reclamações e denúncias. 

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