POLÍTICA

Prefeitura investiga possíveis irregularidades na vacinação

Controladoria vai apurar responsabilidades quanto à aplicação de doses fora da ordem na última segunda-feira e possível beneficiamento no início do processo

Gisele Barcelos
Publicado em 31/03/2021 às 20:24Atualizado em 19/12/2022 às 04:12
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Possibilidade de má utilização de vacinas no processo de imunização pela Secretaria de Saúde é objeto de investigação da Controladoria  

Após polêmica por aplicação de vacina contra a Covid-19 em pessoas de 65 a 69 anos antecipadamente, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou ontem a abertura de investigação para apurar o caso. O procedimento foi instaurado pela Controladoria Geral do Município para identificar possíveis irregularidades na campanha de imunização em Uberaba.

Segundo as informações da Prefeitura, duas frentes principais de trabalho foram abertas pela Controladoria. Uma das investigações envolve os eventos da segunda-feira (29), que resultaram na vacinação de idosos a partir de 65 anos antes da hora. A situação teria ocorrido por orientação de uma servidora da área de imunização para aproveitar o estoque de 1.030 doses da vacina AstraZeneca que estavam com data de vencimento para aquela data. Porém, a administração municipal alegou que não houve autorização superior para tal medida.

A Prefeitura posicionou que se trata de averiguação preliminar para apuração de atos supostamente indevidos de agentes públicos municipais envolvidos na imunização. Se identificados indícios mínimos de irregularidades, poderá ser aberta sindicância ou processo administrativo contra o servidor, bem como comunicado o caso ao Ministério Público. “Ou seja, o sujeito que favorecer, indevidamente, alguém que não esteja elencado como prioridade na vacinação poderá ser responsabilizado civil, administrativo e/ou penalmente”, esclareceu a controller Poliana Helena de Souza.

A Controladoria também coordena uma auditoria que confrontará a lista dos vacinados com as normativas de Saúde em vigência na época da aplicação da dose. No material preparado pela Secretaria de Saúde devem constar informações como iniciais, idade e profissão do beneficiado, lote e marca do imunizante e iniciais do profissional que a aplicou.

Já a outra frente de trabalho da Controladoria está apurando denúncia do vereador Cabo Diego Fabiano (PP). Durante sessão plenária na Câmara Municipal, ele relatou que frasco de vacina teria sido aberto irregularmente. Ontem, a Controladoria encaminhou ao parlamentar ofício solicitando mais informações sobre o caso.

Também está sendo averiguada a data de validade da vacina, já que, de acordo com o Plano Nacional de Imunização, as vacinas têm entre 12 e 24 meses de validade após a data de fabricação. O secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo, reforçou que é interesse do Município apurar eventuais erros e fraudes e que os envolvidos sejam punidos. 

Piau registra Ocorrência Policial e se diz vítima ao ser vacinado antes da hora

Vacinado antecipadamente após erro interno da Prefeitura, ex-prefeito Paulo Piau, de 67 anos, registrou boletim de ocorrência ontem e relatou desencontro de informações na campanha de imunização contra a Covid-19.

No boletim, Piau afirmou que se considera “vítima” do erro interno da equipe e declarou que a responsabilidade pela aplicação da vacina antecipadamente é exclusiva da Prefeitura, pois a imunização só ocorreu após passar por triagem de servidores da Secretaria de Saúde.

Ainda no boletim, o ex-prefeito manifestou que o caso teve repercussão na imprensa local e estadual. Por isso, a medida foi tomada para eventuais esclarecimentos da Prefeitura sobre o caso.

Piau também posiciona que a atitude seria necessária porque existe uma Comissão Especial de Inquérito instaurada pela Câmara Municipal para investigar possíveis irregularidades na vacinação em Uberaba. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por