POLÍTICA

Estado confirma lockdown em Uberaba e demais 26 municípios da região Triângulo Sul a partir de domingo

Gisele Barcelos
Publicado em 06/03/2021 às 12:49Atualizado em 18/12/2022 às 12:35
Compartilhar

Em reunião emergencial com gestores do Triângulo Sul na manhã deste sábado (6), Estado determinou lockdown em Uberaba e demais 26 municípios da região a partir deste domingo (7). O anúncio foi feito em videoconferência do secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, e a medida será formalizada em publicação na Imprensa Oficial do Estado amanhã. As regras mais duras entram em vigor de imediato e permanecem válidas pelo prazo de 15 dias.

Além de Uberaba, a decisão abrange os municípios de Araxá; Água Comprida; Campo Florido; Campos Altos; Carneirinho; Comendador Gomes; Conceição das Alagoas; Conquista; Delta; Fronteira; Frutal; Ibiá; Itapagipe; Iturama; Limeira do Oeste; Pedrinópolis; Perdizes; Pirajuba; Planura; Pratinha; Sacramento; Santa Juliana; São Francisco de Sales; Tapira; União de Minas e Veríssimo.

As cidades inseridas pelo Estado na onda roxa, a mais restritiva do Minas Consciente, são obrigadas a seguir a determinação do governo mineiro, mesmo as que não tenham aderido ao programa.

Com o ato do governo estadual, só será permitido o funcionamento de serviços essenciais nos 27 municípios do Triângulo Sul pelos próximos 15 dias. Supermercados e farmácias poderão abrir, mas o horário de atendimento será apenas até 20h devido a toque de recolher. Demais lojas do comércio, bares e restaurantes ficarão fechados no período, sendo autorizado somente o atendimento exclusivo por delivery também até 20h.

Além disso, a entrada na onda roxa e o endurecimento das regras estabelece o toque de recolher entre 20h e 5h da manhã. Nesse intervalo, só será permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento por qualquer outra razão nesse intervalo deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Fica também proibida a circulação de pessoas sem máscara em qualquer espaço público ou privado, bem como a circulação de pessoas com sintomas de gripe.

Ainda estão proibidas a realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que morem em casas diferentes. Eventos públicos ou privados de qualquer tipo estão impedidos nos municípios da região.

Em coletiva de imprensa ontem, a prefeita Elisa Araújo acrescentou que as aulas presenciais também estarão suspensas totalmente em Uberaba pelos próximos 15 dias.

Quanto aos templos religiosos, a princípio está permitido apenas o atendimento individual dos fiéis e as celebrações deveriam ser suspensas a partir de hoje. Lideranças evangélicas pleiteavam a autorização para manter os cultos com limitação de público e normas de distanciamento social, mas a Prefeitura não havia acatado a proposta até o momento.

Em relação à rodoviária e ao aeroporto, a chefe do Executivo declara que não haverá o fechamento e nem o impedimento da circulação de passageiros. Segundo ela, barreiras sanitárias foram instituídas para monitorar a entrada e saída de pessoas da cidade. Elisa se emociona ao anunciar onda roxa e pede compreensão da população para o cumprimento das regras

Após anúncio de fechamento de atividades econômicas em Uberaba por determinação do Estado, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) chorou em entrevista coletiva neste sábado (6) e pediu compreensão para o cumprimento das regras estabelecidas para conter o aumento de casos de Covid-19 na cidade.

Elisa declarou que o momento não tem sido fácil para os gestores municipais e chorou ao lamentar a necessidade de adoção de medidas mais restritivas. “Impedir as pessoas de ir e vir para mim é o mais doído, mas eu entendo que somente juntos vamos passar por esse momento [pausa]. Não tem sido dias fáceis para qualquer gestor, mas vamos vencer esta fase sem deixar de dar assistência a nenhum paciente de Uberaba e do Triangulo Sul [pausa] com bastante colaboração da população. Que nos vençamos esses 15 dias com bastante positividade para voltarmos a nossa vida minimamente ao normal”, disse.

Na entrevista, Elisa ainda manifestou que houve uma aceleração desenfreada do vírus e o Brasil vive o pior momento da pandemia desde o início do ano passado.

A prefeita argumentou que sempre buscou manter o diálogo com comitê técnico de enfrentamento ao coronavírus e as lideranças empresariais para um equilíbrio entre as normas sanitárias e a sobrevivência da economia local, mas os números apontam que o Triângulo Sul estaria a caminho de um colapso da rede hospitalar na região.

Elisa lembrou que, até então, apenas os municípios do Triângulo Norte – com sede em Uberlândia – estavam no lockdown imposto pelo Estado. Porém, o governo mineiro decidiu estender a medida ao analisar o cenário regional como um todo. “Acabaram entendendo que enquadrar a região Triângulo Norte e não o Triângulo Sul, que estaria seguindo rumo ao colapso, seria um equívoco”, disse.

A chefe do Executivo acrescentou que Uberaba não se encontra ainda com a rede hospitalar em colapso, mas a situação aponta a tendência de um esgotamento, pois na sexta-feira (5) havia apenas um leito de enfermaria vago no Hospital Regional para o atendimento de casos de Covid-19.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por