POLÍTICA

Elisa não participa de reunião de municípios para a compra direta de vacina contra a Covid

Assessoria da prefeita alegou indisponibilidade da chefe do Executivo, que atendia outro compromisso nesta tarde

Larissa Prata
Publicado em 01/03/2021 às 11:47Atualizado em 18/12/2022 às 12:30
Compartilhar

Após decisão favorável do Supremo Tribunal Federal, prefeitos têm se organizado para a compra direta de vacina contra a Covid-19. Questionada pela reportagem da Rádio JM, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) confirmou que há sim a intenção de participar da força-tarefa de iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Contudo, a prefeita não trouxe nenhum detalhe sobre como essa participação de Uberaba seria nem participou da primeira reunião oficial, que aconteceu nesta tarde (1º) de forma virtual.

Ao Jornal da Manhã, a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Uberaba informou que a prefeita não tinha disponibilidade para participar da reunião devido a outros compromissos. “A prefeita está em outro compromisso, por isso ela não irá participar. No entanto, a decisão tomada na reunião da FNP será avaliada”, restringiu-se a informar, acrescentando que a secretária-adjunta de Saúde, Fabiana Prado, representou o Executivo municipal na reunião diante da indisponibilidade da prefeita. Todo o conteúdo discutido será avaliado pelo Município, que ainda não manifestou oficialmente qual postura deverá tomar nos próximos dias.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, "ressalta-se que, atualmente, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) é uma entidade que Uberaba não integra. Mas, claro, o Município quis sim ouvir a Frente. Atualmente, Uberaba integra a Confederação Nacional dos Municípios (CNM)".

Reunião virtual entre os prefeitos interessados em integrar a chamada Comissão das Vacinas na FNP aconteceu nesta tarde. A participação de Uberaba na chamada Comissão das Vacinas foi articulada, inclusive, pelo vereador Marcos Jammal (MDB), que enviou ofício à prefeita nesta tarde. “Nosso trabalho é buscar as informações necessárias para fazer com que o Uberaba participe deste consórcio de municípios. Precisamos adquirir diretamente as vacinas e agilizar o processo de imunização da população de Uberaba”, assegura o vereador, que participou da reunião virtual.

À reportagem, a assessoria de imprensa do vereador explicou que a Prefeitura não terá nenhum gasto para aderir ao planejamento da FNP, caso queira. A entidade pretende enviar Projeto de Lei para o Legislativo a fim de receber aval para essa compra direta de vacinas que o governo federal não demonstrou interesse em adquirir. A intenção, segundo o vereador, é reforçar o Plano Nacional de Imunização, não substitui-lo.

"Uma nova esperança, acabei de participar da reunião na frente nacional de prefeitos com mais de 500 municípios para que Uberaba pudesse aderir ao consórcio para compra de vacinas! Agora falta a prefeita assinar o convênio(já encaminhado) e posteriormente encaminhar o projeto de lei para câmara municipal para que possamos aprovar o projeto e assim dar a segurança jurídica para compra de vacinas para nossa cidade. Vale lembrar que está ação não interfere nas vacinas vindas do governo federal e sim soma esforços com e aumenta o número de doses para Uberaba", disse o vereador.

COMISSÃO DAS VACINAS

Prefeitos se reuniram no sábado para discutir a compra direta de vacinas a partir da criação de um grupo para facilitar as negociações. Em nota disponibilizada em canais oficiais, a FNP expõe que recente decisão do STF permite que Estados e Municípios possam comprar e oferecer imunizantes à população em casos de descumprimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) pelo governo federal ou de insuficiência de doses previstas para imunizar a sociedade. Além disso, projeto de lei aprovado na semana passada no Senado também endossa a pretensão da FNP.

“A iniciativa de construir condições políticas, administrativas, jurídicas e diplomáticas inafastáveis para a aquisição de vacinas por parte dos municípios brasileiros não rivaliza, nem se sobrepõe às iniciativas do Governo Federal e estaduais. Pelo contrário, se somam”, diz parte do documento.

O encontro da chamada Comissão das Vacinas da FNP aconteceu no sábado com prefeitos de capitais como Cuiabá, Salvador, Manaus e Porto Alegre, e também de cidades como Petrolina e Ribeirão Preto. Alexandre Kalil (PSD), prefeito de Belo Horizonte, afirmou na semana passada que a capital tem caixa para comprar imunizantes. Segundo informações do jornal O Tempo, representantes do Executivo de BH estiveram na reunião também.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por