JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 12 de abril de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Revisão de decreto fecha Feira da Abadia e supermercados domingo

Prefeitura decidiu prorrogar o decreto em vigência com mais restrições e dobra as multas por descumprimento

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

24/02/2021 - 21:57:56. - Por Gisele Barcelos Última atualização: 25/02/2021 - 08:34:32.

Foto/Arquivo

Mesmo com o cumprimento de regras sanitárias, a Feira aos domingos no bairro Abadia estará suspensa durante a vigência do decreto

Prefeitura prorroga por mais 15 dias regras para enfrentamento à Covid-19 no município. O decreto mantém as medidas em vigor, como a proibição de eventos de qualquer natureza e o fechamento do comércio, shoppings, bares e restaurantes nos fins de semana. No entanto, também foram incluídas novas restrições, com a suspensão do funcionamento de supermercados e da feira da Abadia aos domingos.

O novo texto estava previsto para ser publicado na noite de ontem e as regras já entrariam em vigor de imediato. Até o fechamento desta edição do Jornal da Manhã, o decreto completo não estava disponível para consulta na internet. Também não havia ainda confirmação de que o toque de recolher proposto pelos vereadores seria acatado.

Segundo as informações antecipadas pela Prefeitura, o novo decreto acrescentou a suspensão do funcionamento aos domingos para supermercados, mercados, minimercados, mercearias, armazéns, varejões, centro de distribuição de alimentos e da feira da Abadia.

Também foi acrescentada a suspensão das aulas presenciais nas instituições de Ensino Superior, permitindo apenas aulas práticas para o Internato de Medicina e para os acadêmicos dos dois últimos anos dos cursos da área da Saúde. O critério para esta decisão baseou-se no aumento de casos de Covid em jovens com idades entre 20 e 29 anos, conforme dados apresentados pelo Observatório Covid.

Outra mudança no decreto é em relação às multas para os infratores. Como adiantou a prefeita Elisa Araújo em entrevista esta semana à Rádio JM, o valor cobrado será maior. Quem descumprir as regras estará sujeito à penalidade de R$586,94 a R$ 5.869,40, bem como à interdição imediata do estabelecimento.

Em relação aos eventos, a Prefeitura também intensificou as punições. Além do proprietário do estabelecimento e os organizadores, a multa agora será aplicada aos participantes que estiverem no local descumprindo as medidas de biossegurança previstas no decreto.

Medida é alinhada com prefeitos das 26 cidades da região Triângulo Sul

Em reunião com os gestores da região, a prefeita Elisa Araújo conseguiu alinhar que o decreto de Uberaba seja espelho para os decretos dos 26 municípios desta região.

Além disso, ficou acertado que os pacientes com Covid-19 da macrorregião internados em Uberaba voltarão para a cidade de origem. A transferência será realizada assim que as pessoas saírem do risco de transmissibilidade. A medida é para desocupar os leitos de enfermaria da cidade mais rapidamente e para evitar o esgotamento da rede hospitalar local. 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia