POLÍTICA

Secretário de Saúde orienta hospitais a manter suspensão das cirurgias eletivas

Gisele Barcelos
Publicado em 24/02/2021 às 21:42Atualizado em 18/12/2022 às 12:23
Compartilhar

Suspensão de cirurgias eletivas deve ser mantida em hospitais públicos e particulares de Uberaba. O assunto foi tratado em reunião, ontem, para discutir alterações no plano de contingência para enfrentamento à Covid-19.

Na conversa, o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, reforçou aos dirigentes das unidades hospitalares a determinação para que não seja feita nenhuma cirurgia eletiva. A suspensão está em vigor desde o dia 9 de fevereiro e será prorrogada. Segundo o titular da pasta, os números da Covid-19 justificam a restrição nos procedimentos, pois há necessidade de garantir mais leitos disponíveis para pacientes suspeitos e positivos da doença.

Bóscolo esclareceu aos dirigentes hospitalares que as cirurgias ambulatoriais estão permitidas normalmente, pois são procedimentos que não ocupam leitos.

Na reunião, o secretário explicou que o plano de contingência no âmbito hospitalar está sendo revisado e o alerta para a saturação do Hospital Regional – referência SUS para atendimento dos casos de Covid-19 – será reduzido de 90% para 70% de ocupação.

A partir da oficialização da mudança com a publicação do texto final do Porta-Voz, Bóscolo explica que, se 70% dos leitos do HR estiverem ocupados, o Plano de Contingência é ativado e a regulação acionará o primeiro hospital de retaguarda, que é o Hospital Universitário Mário Palmério. “Não vamos ficar esperando chegar a 90% de saturação para agir. Temos que entender que os números positivos da doença estão altos e óbitos estão acontecendo. Reduzir o percentual de alerta de início do processo nos dará tempo para fazer as transferências necessárias, com o cuidado que a situação requer”, disse.

Dentro do fluxo, ao acontecer a saturação do Hospital Regional, o Mário Palmério passará a direcionar pacientes não Covid-19 a outras unidades hospitalares para liberar leitos e atender pacientes com diagnóstico de coronavírus.

O plano prevê que os pacientes que não estejam com Covid-19 sejam transferidos para o Hospital de Clínicas da UFTM e para o Hélio Angotti. Um plano de transferência também está sendo elaborado para garantir a segurança clínica dos pacientes e a continuidade do tratamento. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por