JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 26 de fevereiro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Uberaba recebeu 4 pacientes de Coromandel no fim de semana

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

22/02/2021 - 07:03:40. Última atualização: 22/02/2021 - 09:53:55.

Mais pacientes de Coromandel, a cerca de 200 quilômetros de Uberaba, precisaram ser transferidos para tratamento da Covid-19 em outras cidades. Destes, quatro foram encaminhados para Uberaba, segundo informou a Prefeitura, e já recebem atendimento no Hospital Regional. Segundo informou a prefeitura de Coromandel, na noite de sábado (20) um idoso de 85 anos morreu em decorrência de complicações da doença.

A cidade de Coromandel vive uma explosão de casos e está em busca de médicos e enfermeiros intensivistas. Na sexta e no sábado, ao total, 14 pacientes foram transferidos para Belo Horizonte, recebidos nos hospitais Eduardo de Menezes e Júlia Kubitschek. Força-tarefa tem transferido pacientes de Coromandel para outros municípios na tentativa de desafogar o sistema de saúde da cidade, que tem apenas 19 leitos de enfermaria para a Covid-19, nenhum de UTI.

"A pedido do Estado, visto a situação grave de atendimento em Coromandel, Uberaba recebeu neste final de semana 4 pacientes de Coromandel. Três por transporte aéreo e um terrestre", informou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba à reportagem do Jornal da Manhã, confirmando, ainda que há também um paciente de Monte Carmelo recebendo tratamento no Regional desde a semana passada.

Em entrevista nesta manhã à Rádio JM, a prefeita Elisa Araújo confirmou que a cidade está acolhendo pacientes de outros municípios à medida em que pode, sem comprometer a estrutura a ser oferecida aos uberabenses. Segundo ela, diante do colapso na saúde enfrentado por Uberlândia, que é referência aos demais municípios do Triângulo Norte, Uberaba tem se desdobrado para acolher pacientes da região.

"Nós vivemos um momento muito delicado. Uberlândia, que é uma grande cidade e responsável por uma região de mais de um milhão de habitantes, também se colapsou, comprometeu o atendimento ali na região do Triângulo Norte e nós estamos aqui, na medida em que nós podemos, sem comprometer a estrutura, acolher os de fora sim. Porque a pandemia é um grande ensinamento de humanidade para as pessoas. Aqueles que realmente não concordarem de receber as pessoas de fora, eu espero que eles não precisem de outras pessoas para serem acolhidos", avaliou a prefeita, que ainda confirmou a chegada de pedidos de internação de pacientes da vizinha Uberlândia. 

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Uberaba neste domingo, mais dois óbitos foram confirmados e outros dois estão em investigação. Ao todo, a cidade tem 326 mortes por Covid-19 desde o início do monitoramento da pandemia. Quanto aos leitos, a taxa de ocupação é de 60% nas UTIs e 58% na enfermaria, isto na rede pública. Na rede privada a UTI está com 91% de ocupação e a enfermaria com 48%. Minas Gerais tem 840.315 casos confirmados segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo governo do Estado. Desses, 17.714 foram a óbito e 765.805 foram recuperados; 56.796 casos estão em acompanhamento.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia