POLÍTICA

Leitos para Covid em hospitais da rede privada chegam próximo do esgotamento

Publicado em 05/02/2021 às 21:03Atualizado em 19/12/2022 às 05:01
Compartilhar

Ocupação de leitos de UTI destinados ao tratamento da Covid-19 chega a 93% em hospitais particulares de Uberaba e aponta para esgotamento da rede privada no município. O Hospital São Domingos, principal referência no atendimento particular, atingiu ontem 100% de ocupação dos leitos focados para o tratamento de pacientes com coronavírus.

Em nota, o estabelecimento hospitalar informou que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi ampliada para suprir a demanda, mas ressaltou que continua crescente a entrada de pacientes no pronto-atendimento. A média registrada é de 150 pessoas ao dia com síndrome gripal.

Enquanto as vagas de UTI para Covid-19 na rede privada estão quase esgotadas, o último boletim mostra menor sufocamento na ala de enfermaria: 56% dos leitos particulares focados para o atendimento de pessoas com coronavírus estão ocupados.

Na rede pública, a situação, por enquanto, é mais confortável. Os hospitais públicos estão com 57% dos leitos de UTI Covid-19 ocupados e 54% das vagas na ala de enfermaria.

Em entrevista ontem à Rádio JM, o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, foi questionado sobre o esgotamento dos leitos de UTI da rede privada destinados ao tratamento da Covid. Apesar de os números serem preocupantes, ele assegura que existem medidas que podem ser tomadas para aliviar o sistema. “A gente tem muitas opções. O Hospital Regional pode ser ampliado, a gente pode solicitar leitos fora de Uberaba, tem o Hospital São José, que a gente pode recorrer a ele, que está com a Prefeitura hoje e não está sendo utilizado”, argumenta.

Além disso, o titular da pasta defendeu que a Prefeitura também tem ações em outras frentes, como o lançamento do programa de testagem mais eficiente para agilizar a confirmação de diagnóstico de Covid-19, para isolar os pacientes de forma mais rápida e conter a propagação do vírus. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por