POLÍTICA

Decreto municipal altera horário do comércio, suspende eventos e endurece regras em Uberaba

O texto deve ser publicado ainda hoje em edição extra do Porta Voz e prevê mudanças no horário de funcionamento do comércio, dos bares e restaurantes, e também a suspensão de eventos na cidade

Gisele Barcelos
Publicado em 28/01/2021 às 17:31Atualizado em 19/12/2022 às 05:15
Compartilhar

Prefeitura finaliza novo decreto para endurecimento de regras de isolamento social em Uberaba. As mudanças incluem redução no horário de funcionamento de bares e restaurantes, alteração no expediente do comércio e suspensão de eventos na cidade. O texto completo estava previsto para ser publicado ainda ontem em edição extra do Porta-Voz, mas não estava disponível para consulta até o fechamento desta edição do Jornal da Manhã.

Até então, as lojas estavam autorizadas a abrir das 8h às 19h em Uberaba. O novo decreto altera o horário de abertura do comércio para das 10h às 20 horas. De acordo com a prefeita Elisa Araújo, não haverá diminuição no horário, apenas uma adequação para evitar aglomerações no transporte público devido ao deslocamento dos trabalhadores no início da manhã. “Esse é um dos nossos grandes gargalos no momento”, salienta.

Em relação aos bares e restaurantes, hoje é permitida a abertura até meia-noite. O texto reduz o horário até 23 horas. “A proposta inicial seria voltar para 22h, mas dialogamos com o setor. Os estabelecimentos entenderam a necessidade e chegamos num acordo”, acrescenta a chefe do Executivo.

A mudança entra em vigor a partir desta sexta-feira (29), porém a Prefeitura dará prazo para adaptação ao novo expediente. A Prefeita informa que os empresários terão até segunda-feira (1º de fevereiro) para se adaptar às novas regras de horário de funcionamento na cidade. “Muitos estabelecimentos precisarão de alguns dias para se prepararem para esse novo decreto. Não podemos cobrar algo do dia para a noite. Vamos dar essa flexibilização para que esses ajustes sejam feitos”, posiciona.

Além disso, o novo decreto determina a suspensão por 15 dias de todos os tipos de eventos na cidade, inclusive as festas e confraternizações familiares em residências. Inicialmente, não está prevista a aplicação de multas em caso de descumprimento.

O texto do decreto ainda terá restrições referentes à lotação máxima do transporte coletivo e, também, critérios para as apresentações musicais em estabelecimentos e celebrações religiosas. Os detalhes ainda estavam sendo definidos na tarde de ontem.

As normas mais rígidas terão validade por 15 dias, podendo ser prorrogadas por mais 15 dias. De acordo com a prefeita, as medidas estão sendo tomadas devido ao aumento do número de casos no início deste ano. “A gente teve alto índice de contaminados nos últimos dias. Isso nos preocupou bastante. Os índices de janeiro tiveram uma curva bastante íngreme, preocupando os próximos dias. Então, precisamos tomar providências antes que a gente perca o timing”, pondera.

Elisa acredita que o endurecimento temporário das regras será suficiente para conter a transmissão do vírus e a evolução da doença em Uberaba. “O decreto vai vigorar por apenas 15 dias para que a gente possa, num esforço conjunto, reduzir os índices de contaminação na cidade e permanecer em um estado confortável”, salienta.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por