POLÍTICA

Para atender pacientes de Manaus, 38 internados no Regional são transferidos

Gisele Barcelos
Publicado em 23/01/2021 às 15:18Atualizado em 18/12/2022 às 12:03
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Ambulâncias do Samu e dos Bombeiros foram mobilizadas para a transferências dos doentes sem Covid para outros hospitais

Para receber 12 pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus, 38 pessoas internadas no Hospital Regional foram removidas, ontem, para outras unidades hospitalares conveniadas aos SUS. O transporte foi feito pelas equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros.

Os 38 pacientes removidos do HR são pessoas que estavam internadas por outras enfermidades. Três estavam na UTI e o restante, na enfermaria. Eles foram retirados do local para evitar o risco de transmissão do vírus. As pessoas foram remanejadas para leitos disponíveis nos hospitais Hélio Angotti, Mário Palmério e Beneficência Portuguesa.

O grupo de pacientes vindo de Manaus será acolhido no Hospital Regional, que voltará a ser exclusivamente para o atendimento de casos de Covid-19 para diminuir o risco de transmissão do vírus a pessoas não contaminadas. O transporte para Uberaba seria feito em avião das Forças Armadas. O voo estava previsto para sair da capital amazonense na noite de ontem, chegando a Uberaba no início da madrugada deste domingo (24). A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, juntamente com a Regulação de Uberaba e de Manaus, está alinhando as coordenadas para a recepção dos pacientes em solo uberabense.

O Samu também estará envolvido nesse processo, mas será responsável pela triagem dos pacientes em solo. A expectativa é que esses pacientes sejam transferidos por quatro ou cinco ambulâncias e recebidos por equipes do HR já preparadas.

Devido à possibilidade de os 12 pacientes com Covid-19 oriundos de Manaus chegarem com uma nova cepa do coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde informou que eles ficarão em ala totalmente isolada do restante do HR. Além disso, o Estado fará um sequenciamento genético do vírus para confirmação.

De forma preliminar, a Secretaria de Estado de Saúde informou que os 12 pacientes seriam para enfermaria. No entanto, por precaução, a Prefeitura trabalha com a hipótese de chegada desses pacientes em estado mais grave.

Interrupção. Com a adaptação da rede hospitalar para receber os pacientes do Amazonas, a Prefeitura formalizou na última edição do Porta-Voz a suspensão temporária por 15 dias de todos os procedimentos eletivos no Município. A medida foi tomada para liberar leitos em caso de necessidade de atendimento de outras urgências nos hospitais. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por