POLÍTICA

No Brasil, 23 prefeitos eleitos morreram por complicações da Covid-19

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 23/12/2020 às 07:11Atualizado em 19/12/2022 às 05:37
Compartilhar

Desde o início da pandemia, já são ao menos 23 prefeitos nas cidades brasileiras que perderam a vida devido a complicações da Covid-19. Em intervalo de uma semana, quatro faleceram pelo desdobramento da doença.

O óbito mais recente foi o de Aristóteles Temponi Catarina (MDB), de 66 anos, conhecido como Palitó, que foi eleito prefeito de Santa Maria do Suaçuí (MG), na região do Vale do Rio Doce, e faleceu na segunda-feira (21) com Covid-19.

A primeira morte de um prefeito brasileiro ocorreu em 27 de março, em São José do Divino (PI), envolvendo Antônio Nonato Lima Gomes, o Antônio Felicia (PT), de 57 anos. Foi, também, o primeiro óbito no estado.

A partir dela, óbitos de prefeitos em outros 14 estados em todas as regiões do país engrossaram a lista das vítimas da Covid-19 no país, cujo total já passou de 187 mil mortes.

Na cidade catarinense de Rio de Oeste, que teve três mortes na pandemia, o vice-prefeito, Luis Carlos Muller, decretou luto oficial de oito dias devido ao óbito do prefeito Humberto Pessatti, o Betão (MDB), de 56 anos, que morreu na terça-feira (15) faltando 16 dias para o término de seus oito anos de mandato à frente da administração.

Entre domingo (13) e segunda-feira (14), dois prefeitos paulistas morreram. No domingo, foi Wair Jacinto Zapelão (PSDB), de 56 anos, prefeito de Santa Clara D’Oeste, enquanto Benedito da Rocha Camargo Júnior, de 79 anos, o Dito Rocha, governante de Pardinho, morreu no dia seguinte.

Zapelão estava internado em observação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de Santa Fé do Sul desde o dia 7, mas foi transferido no dia seguinte para o Hospital de Base de São José do Rio Preto, onde morreu cinco dias depois.

Já Dito, que foi prefeito de Pardinho em seis mandatos, estava internado em São Paulo.

Com quatro mortes, São Paulo é o estado com mais óbitos de governantes no cargo. As outras duas foram as de Antônio Carlos Vaca (PSDB), de 73 anos, de Borebi, e Rodrigo Aparecido Santana Rodrigues (DEM), de apenas 35 anos, de Santo Antônio do Aracanguá.

No dia 11 de dezembro, sexta-feira, morreu Farid Abrão David (PTB), de 76 anos, que governou Nilópolis (RJ), na Baixada Fluminense, por três mandatos (2001-2008 e desde 2017).

Ex-diretor do Fluminense e ex-presidente da escola de samba Beija-Flor por 18 anos, ele foi sucedido nos últimos dias do mandato por sua mulher, Jane Louise Martins David, de 74 anos, que era vice-prefeita.

A cidade de Nilópolis terá como prefeito a partir de 2021 Abraão David Neto (PL), de 40 anos, sobrinho do prefeito morto.

Ainda em dezembro, no dia 6, morreu José Reinoldo Oliveira (MDB), de 61 anos, que governava Santa Maria do Oeste (PR). Ele é um dos três óbitos confirmados no município.

Além das seis mortes de dezembro, em novembro houve outras três. Em São Braz do Piauí (PI), o prefeito Nilton Pereira Cardoso (MDB), de 53 anos, morreu em 5 de novembro. Ele, que era candidato à reeleição, foi substituído por sua filha, Deborah Cardoso (MDB), que venceu a disputa dez dias depois.

No dia 20, faleceu o prefeito de Santa Terezinha, Geovane Martins, o Vanin de Danda (Avante), de 51 anos. Ele estava internado desde o início do mês no Recife e seu nome foi às urnas com ele no hospital. Teve 38,93% dos votos e ficou em segundo lugar na eleição do dia 15.

No dia 24, Wilson da Silva Santos (PSDB), de 73 anos, de Jussara (GO), morreu de complicações da doença, após cerca de dois meses de internação.

A Covid-19 gerou um imbróglio sem precedentes na história política de Araguanã (TO), onde o prefeito Hernandes da Areia (DEM), de 54 anos, morreu ainda no começo da pandemia.

Ele era vice-prefeito, mas assumiu o governo após o titular renunciar, em 2017. O presidente da Câmara, seu substituto imediato, morreu enquanto Hernandes estava internado.

Sobrou à vice-presidente do Legislativo, Irene Duarte (PSD), assumir o cargo, primeiro interinamente, depois por meio de uma eleição indireta. Ela não tentou a reeleição no último mês.

No Sudeste, também morreram os prefeitos de Duas Barras (RJ), Luiz Carlos Botelho Lutterbach (PP), e Água Doce do Norte (ES), Paulo Márcio Leite Ribeiro (PSB) e, no Sul, Valdir Jorge Elias (MDB), que governava Viamão (RS).

No Nordeste, as vítimas foram os governantes de Paraibano (MA), José Hélio (PT), Santa Quitéria do Maranhão (MA), Alberto Moreira da Rocha (PDT), Ingá (PB), Manoel Batista Chaves Filho (PSD), e Santana do Ipanema (AL), Isnaldo Bulhões (MDB).

Já na região Norte do país, os prefeitos de Redenção (PA), Carlo Iavé Araújo (MDB), e Igarapé-Açu (PA), Nivaldo Costa (SD). No Centro-Oeste, morreu Fabio Mauri Garbugio (PDT), que governava Alta Taquari (MT).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por