POLÍTICA

Sabatinas JM: Elisa defende ampliação do funcionamento de todas as unidades de saúde

Gisele Barcelos
Publicado em 28/10/2020 às 15:08Atualizado em 18/12/2022 às 10:38
Compartilhar

Candidata a prefeita pelo Solidariedade, Elisa Araújo defendeu o cumprimento integral do piso nacional do magistério para professores da rede municipal em Uberaba, mas posicionou que o ajuste nos salários não pode ser feito de forma imediata em 2021. Participando nesta quarta-feira (28) de sabatina na Rádio JM, Elisa declarou que o piso nacional está fixado em lei federal e deve ser obedecido, inclusive sendo uma medida importante para a valorização dos profissionais.

Sobre a viabilidade financeira, a prefeitável manifestou que cálculos preliminares apontam que seriam necessários R$ 33 milhões para ajustar os salários da categoria e a Prefeitura tem condições para cobrir esse montante se houver uma gestão eficiente dos recursos. No entanto, ela ressaltou que a questão não teria como ser sanada no primeiro ano de governo, pois é preciso adequações. Segundo Elisa, o cumprimento deve ser viabilizado a partir de 2022.

Em relação à Saúde, uma das propostas da candidata do Solidariedade é ampliar para todas as unidades básicas o atendimento noturno até 22h. De acordo com ela, inicialmente, recursos serão buscados junto ao governo federal para consolidar o projeto. Entretanto, se não for possível, a expansão será custeada com verba própria do município.

Elisa também se manifestou sobre o imbróglio referente aos cemitérios da cidade. Ela posicionou que pretende rever o contrato de concessão firmado entre a Engimurb e atual gestão. Além disso, a candidata posicionou que a proposta de governo é manter os sepultamentos no Medalha Milagrosa para atender a população de baixa renda. A prefeitável declarou que uma permuta de área pode ser negociada para sanar os questionamentos sobre o cemitério construído em área da Epamig dentro do parque tecnológico.

Além disso, a candidata do Solidariedade disse que a consolidação da ZPE (Zona de Processamento de Exportação) está entre as prioridades na área de desenvolvimento e mencionou quese a Prefeitura não tiver recursos suficientes para a implantação de infraestrutura básica no local, uma PPP (Parceria Público Privada) pode ser feita para executar as obras dentro do prazo definido pelo governo federal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por