POLÍTICA

Conheça as propostas dos candidatos a prefeito para Educação, Ciência e Tecnologia

Publicado em 17/10/2020 às 18:26Atualizado em 18/12/2022 às 10:22
Compartilhar

Construção de escolas em novos conjuntos habitacionais, aumento de vagas na Educação Infantil e ampliação do programa de educação em tempo integral estão entre as principais propostas defendidas pelos candidatos a prefeito de Uberaba para Educação, Ciência e Tecnologia no JM News 2ª Edição da Rádio JM.

Heli Andrade (PSL)

Temos que aumentar o número de alunos em tempo integral e aumentar mais 1.500 vagas de Cemeis (Centros Municipais de Educação Infantil) para poder colocar todas as crianças na creche e atender a demanda reprimida. Temos que construir unidades escolares onde foram inaugurados conjuntos habitacionais. Onde não tiver, nós vamos construir e queremos que em nosso governo não aconteça mais isso. Ao construir o bairro, tem que ter creche, escola e unidade básica de saúde. Vamos reformar alguns prédios e também abrir as escolas no final de semana para que os pais possam frequentar os locais e o ambiente onde os filhos estudam. São ações de Educação primordiais para a Segurança Pública também. Queremos também fazer a implantação do Centro de Inovação no Parque Tecnológico para democratizar o acesso à inovação paras as micro e pequenas empresas.  

Leandro Souza (Avante)

O primeiro passo é pôr um ponto final na terceirização da merenda escolar e acabar com o alto custo do contrato. Além disso, vamos criar a escola cívico-militar. No transporte escolar, vamos rever o contrato de prestação do serviço. Quero valorizar as cooperativas de Uberaba, dando a elas a oportunidade de prestar um bom serviço urbano e rural. Para atender as mães trabalhadoras, vamos ampliar o horário dos Cemeis para funcionar das 6h às 19h. Também pretendemos melhorar e aumentar o número de vagas na Educação de Jovens e Adultos, inclusive oferecendo transporte para alunos com dificuldade de locomoção. Vamos além, com a oferta da educação em tempo integral adequada para todos os alunos da rede municipal. Vamos garantir melhores salários para os professores e servidores, o que deverá refletir na qualidade de ensino e aumentar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Marcelo Marques (PV)

Na Educação, a prioridade é um investimento considerável na capacitação dos professores e em tecnologias modernas para as escolas. A Educação e a Ciência e Tecnologia marcham juntas. Então, vamos fazer parte daqueles que preparam o campo fértil para o desenvolvimento coletivo. Vamos trabalhar para o progresso tecnológico e buscar investidores para custear o campo das pequenas empresas e das pesquisas em parceria com as universidades. Também pretendemos aumentar o número de alunos atendidos na rede municipal, principalmente considerando a demanda de novas vagas de alunos oriundos da rede privada devido à crise financeira causada pela pandemia de Covid-19. Queremos também passar a ver cada aluno de forma individual e não mais generalizada. Uma proposta é a oferta de cursos de extensão para estudantes com deficiência. 

João Chocolate (PRTB)

Não enviou material a tempo e não participou desta rodada.

Elisa Araújo (Solidariedade)

Não enviou material a tempo e não participou desta rodada.

Maria Sandra Tapajós (PSOL)

A Educação é um tema sério e será tratado com a devida atenção no nosso governo. Dentre as propostas está a instituição do piso salarial na Educação, inclusive com o pagamento integral do piso para todas as carreiras. Acreditamos também que é possível cumprir efetivamente a lei que estabelece o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. Também propomos a criação de cursinhos populares em todos os bairros da cidade. Além disso, garantiremos uma estrutura adequada aos alunos das escolas municipais com bibliotecas abastecidas e laboratórios de informática e de ciência. Diminuiremos a quantidade de alunos por sala de aula para que seja possível maior e melhor diálogo entre profissionais e alunos, facilitando o aprendizado. Instituiremos a rede multiprofissional em Educação com ingresso por concurso público de profissionais de nutrição, psicologia, dentre outros. 

Patrícia Melo (PT)

Acredito que uma boa Educação é o caminho para superar qualquer dificuldade. Por isso, é obrigação do prefeito garantir que todos os estudantes da cidade estejam na escola, com merenda de qualidade, material escolar em dia e uniforme. Vamos garantir ensino de qualidade, pagando, no mínimo, o piso nacional do magistério e manter o plano de carreira. Vamos também promover concursos públicos, melhorar a alimentação escolar e a escola em tempo integral. As áreas de Ciência e Tecnologia também precisam de socorro urgente em Uberaba. É preciso criar condições para que cientistas e pesquisadores tenham onde trabalhar e permaneçam por aqui. Visamos estabelecer acordos de cooperação com a universidade para estimular a criação de um polo tecnológico local, onde empresas de tecnologia, startups e o terceiro setor possam se estabelecer com boa infraestrutura e incentivos fiscais.

Simea Freitas (PSTU)

Para que Educação seja de qualidade, é preciso investir no profissional tanto na formação quanto no pagamento de salários que garantam a dignidade. Defendemos a realização de concursos públicos para professores e acabar com as contratações temporárias precárias, que não dão qualquer garantia para o profissional. Defendemos também a ampliação e fortalecimento da Educação no campo, com a reabertura pós-pandemia e ampliação do número de escolas rurais. Isso pode ser feito por meio de convênios com a UFTM, que mantém um curso voltado para a educação no campo. Quanto à Ciência e Tecnologia, defendemos a realização de convênios com as universidades e outras instituições para que se dê o desenvolvimento de projetos. Defendemos convênios com cursos de engenharia e arquitetura, por exemplo, para a reforma e construção de moradias populares. 

Antônio Lerin (PDT)

Uberaba tem muito a melhorar no quesito Educação para que os novos uberabenses se habilitem desde criança aos desafios profissionais de todos os setores da economia globalizada. No nosso governo, vamos garantir, no mínimo, o piso nacional do magistério para os docentes e instituir cursos de capacitação e aprimoramento regulares, acessíveis a todos os professores. Para os alunos da rede municipal, vamos garantir segurança nas unidades de ensino com a presença constante da Guarda Municipal e melhorar a qualidade da merenda escolar obedecendo padrões equilibrados de nutrição. Vamos valorizar as merendeiras, inspetores escolares, as secretárias escolares e, principalmente, as zeladoras. Outra proposta é reformar e climatizar as salas de aulas para elevar o aprendizado dos jovens. Fazemos um compromisso de uma gestão democrática onde as ideias e reivindicações terão atenção.

Tony Carlos (PTB)

Uberaba terá uma revolução na Educação. A escola será um parque tecnológico e os estudantes terão a oportunidade de ter o projeto “Um computador por Aluno”. Precisamos valorizar os professores e os demais profissionais da Educação. Pretendemos aumentar o número de escolas em tempo integral, assim como o número de Cemeis. Será necessário também promover o estágio remunerado, criando programas em parceria com as instituições de ensino e a Prefeitura. Em relação aos cursos profissionalizantes, queremos que a Feti vá para os bairros para descentralizar o atendimento com cursos de formação profissional de curta duração. Também pretendemos descobrir a vocação de cada um dos estudantes e preparar os jovens para exercer no futuro a profissão que desejarem. Além disso, será obrigação nossa fazer com que haja proximidade da casa do aluno com a escola. 

Thiago Mariscal (PSC)

O nosso governo implantará no ano letivo de 2021 a escola digital Uberaba, que será um importante componente de ensino para toda a rede municipal. Serão oferecidos materiais de estudo online e reforço para possibilitar a maior interação da família com o ambiente escolar. A outra prioridade nossa é relacionada à valorização do professor. Vamos acompanhar o piso nacional, sem esquecer de acabar com a repressão que existe aos profissionais do setor. Finalizando, uma das principais coisas que vamos solucionar é a falta de vagas em creches. Temos hoje milhares de crianças de zero a três anos em fila de espera. Antes de abordarmos a discussão de creches noturnas, temos que ampliar espaços para que de forma integral as crianças tenham o acompanhamento educacional. Isso porque a creche é mais que um hotelzinho, mas um espaço onde são desenvolvidas as habilidades dos pequenos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por