POLÍTICA

Governo de Minas anuncia plano para a compra de insumos contra Covid-19

Gisele Barcelos
Publicado em 01/09/2020 às 23:37Atualizado em 18/12/2022 às 09:11
Compartilhar

Em meio à corrida pela vacina contra a Covid-19, Governo de Minas anunciou ontem que já está desenvolvendo um plano para a compra de insumos que serão utilizados na futura imunização. O objetivo é se preparar e evitar possíveis faltas no mercado a partir do momento em que a vacina estiver disponível.

O secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, explicou em entrevista coletiva ontem que, embora ainda não haja vacina aprovada, a ideia é estar com a rede de saúde pronta para distribuir o material necessário e agilizar o acesso à imunização no Estado. "Estamos nos preparando para, quando chegar esta vacina, termos condição de fornecer os insumos, de distribuir adequadamente as doses, inclusive de fazer o acompanhamento pós-vacina", disse.

Entre os itens que serão adquiridos, já está confirmada a compra de seringas e está em processo uma validação estadual para a aquisição de refletores e de câmaras de refrigeração para regionais e municípios - equipamentos utilizados no armazenamento das vacinas. "Também estão sendo cotados os valores de aluguéis de contêineres para depósito das imunizações. O projeto prevê, ainda, a capacitação de profissionais e o diagnóstico das regionais", informou o governo mineiro.

De acordo com a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES-MG, Janaína Fonseca, o processo de estruturação da rede de saúde será finalizado em até seis meses, prazo estimado para que a vacina esteja disponível ao público. "Trata-se de uma fase de planejamento para quando as doses estiverem disponíveis. Precisamos adequar nossa rede para recebê-las", afirmou.

Outra medida prevista no plano do governo é a implementação de Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie) e Vigilância de Eventos Adversos Pós-Vacinação. Conforme a diretora de Vigilância, o Estado contará com 15 centros espalhados por todo o território mineiro, mas ainda não foi definido quais cidades receberão as unidades.  “Para isso, está em fase de elaboração edital para municípios interessados na implantação dos centros", informou. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por