POLÍTICA

Cemig e Estado cancelam reajuste de 4,27% na energia elétrica

Gisele Barcelos
Publicado em 06/08/2020 às 15:56Atualizado em 18/12/2022 às 08:32
Compartilhar

Aprovado em maio, reajuste de 4,27% de conta de energia elétrica da Cemig em 2020 não entrará em vigor. O comunicado foi feito nesta quinta-feira (6) pelo governador Romeu Zema, em coletiva de imprensa virtual transmitida pelas redes sociais. 

A medida foi definida em acordo entre Executivo mineiro e presidência da Cemig, como ação para amenizar o impacto econômico da pandemia de coronavírus. A solicitação para o cancelamento do reajuste já foi enviada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para ser analisada e deliberada pela diretoria da agência.

 “Sabemos que muitos perderam o emprego, perderam renda. E faremos tudo o que pudermos para ajudar as famílias. Conversei com o presidente da Cemig e, na última reunião do Conselho de administração da empresa, ficou decidido que o aumento de 4,27% aplicado nas contas de maio não irá vigorar. O mineiro não terá reajuste na conta de energia elétrica este ano, como aconteceu nos anos anteriores”, explicou.

Zema também destacou que o cancelamento do reajuste nas contas de energia deve beneficiar pequenos empresários. “Sabemos que os pequenos empreendedores também foram duramente atingidos pela pandemia e a manutenção dos valores das contas de luz vai ajudar a aliviar as despesas”, disse.

Segundo o governador, a perda de arrecadação referente ao reajuste tarifário será amenizada pela entrada de R$ 714 milhões nos cofres da companhia, referentes à vitória da Cemig em disputa tributária judicial que questionou a inclusão do PIS-Pasep/Confins na base de cálculo do ICMS das faturas de energia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por