POLÍTICA

Sind-UTE se mobiliza contra proposta de municipalizar 4 escolas estaduais

Daniela Brito
Publicado em 24/07/2020 às 19:56Atualizado em 18/12/2022 às 08:07
Compartilhar

Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) se mobiliza contra a municipalização de escolas estaduais. No total serão quatro unidades alvo da proposta em Uberaba

De acordo com a coordenadora regional do sindicato, Maria Helena Gabriel, a municipalização das unidades escolares proposta pelo governador Romeu Zema é admitida pelo prefeito Paulo Piau e ocorre sem qualquer diálogo com o Sind-UTE. “O governador entende muito bem das finanças da rede de lojas dele, mas não sabe nada de educação. Não sentou conosco para conversar e decidiu tudo em uma só canetada”, dispara a dirigente destacando que a categoria também não foi ouvida no município.

As duas primeiras escolas que deverão ser municipalizadas serão a Dom Eduardo, na avenida da Saudade e a Miguel Laterza, no bairro São Benedito. Em seguida, a ação atinge a Fidélis Reis, no Boa Vista, e o Grupo Brasil, na Praça Comendador Quintino, no bairro Estados Unidos. “É um momento difícil que estamos vivendo porque a municipalização atinge escolas tradicionais e renomadas de Uberaba”, afirma a dirigente sindical.

Conforme Maria Helena, as quatro unidades possuem alta demanda de alunos, o que gera grande carga de trabalho para professores e demais profissionais empenhados na educação de qualidade. “O Sindi-UTE não aceita, em hipótese alguma essa municipalização”, ressalta a sindicalista lembrando da aprovação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) nesta semana na Câmara dos Deputados. Com os recursos do Fundeb, segundo ela, é possível bancar as escolas estaduais, não havendo motivo para tirá-las da rede estadual de ensino.

A coordenadora do Sind-UTE ressalta ainda que prefeitos de outras cidades da região como, por exemplo, Araxá e Sacramento, não aceitaram a proposta do governo estadual, ao contrário de Uberaba – que admite a municipalização.

Várias mobilizações estão ocorrendo para evitar que a medida atinja as escolas em Uberaba. Nesta sexta-feira, uma live promovida pela E.E. Dom Eduardo, debateu o assunto com a comunidade escolar.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por