POLÍTICA

Quase 200 pedestres são autuados em Uberaba por não estar de máscaras

Gisele Barcelos
Publicado em 04/07/2020 às 13:09Atualizado em 18/12/2022 às 07:35
Compartilhar

Quase 200 pedestres já foram autuados por circular nas ruas da cidade sem uso de máscara. A utilização do equipamento de proteção é obrigatória desde o fim de maio, sendo previstas penalidades como a advertência até a aplicação de multa, entre R$285 e R$5.700, em caso de descumprimento da regra. Inicialmente, a fiscalização estava mais focada em verificar a assinatura do termo de responsabilidade sanitária pelos estabelecimentos comerciais e a obediência às medidas de distanciamento exigidas para a retomada das atividades.

Entretanto, o secretário municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Wellington Cardoso, ressalta que nas últimas semanas a ausência de uso máscaras já começou a ser notificada pelos fiscais e mais de 180 pedestres foram autuados até o momento por desobedecer a regra. Apesar do número de infrações, o secretário avalia que observa uma maior conscientização nas ruas e o número de pessoas sem máscaras diminuiu. “Antes, 60% dos pedestres estavam sem máscara. Do grupo que estava com o equipamento, 5% utilizavam de forma errada, no pescoço. Isso já reverteu e melhorou bastante”, salienta.

O decreto manteve a dispensa da máscara de proteção para quem estiver no interior de veículo particular ou de passeio. Cardoso reforçou que a liberação não se aplica para carros utilizados para o transporte remunerado de passageiros, como táxis e Uber. O titular da pasta ainda reforçou que a exigência do equipamento continua para as demais situações, como trafegar a pé nas ruas, praticar exercícios ao ar livre e entrar em estabelecimentos comerciais. Apenas crianças de dois anos foram totalmente dispensadas de usar o acessório. 

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por