JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 09 de agosto de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Quase 200 pedestres são autuados em Uberaba por não estar de máscaras

05/07/2020 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos

Quase 200 pedestres já foram autuados por circular nas ruas da cidade sem uso de máscara. A utilização do equipamento de proteção é obrigatória desde o fim de maio, sendo previstas penalidades como a advertência até a aplicação de multa, entre R$285 e R$5.700, em caso de descumprimento da regra. Inicialmente, a fiscalização estava mais focada em verificar a assinatura do termo de responsabilidade sanitária pelos estabelecimentos comerciais e a obediência às medidas de distanciamento exigidas para a retomada das atividades.

Entretanto, o secretário municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Wellington Cardoso, ressalta que nas últimas semanas a ausência de uso máscaras já começou a ser notificada pelos fiscais e mais de 180 pedestres foram autuados até o momento por desobedecer a regra. Apesar do número de infrações, o secretário avalia que observa uma maior conscientização nas ruas e o número de pessoas sem máscaras diminuiu. “Antes, 60% dos pedestres estavam sem máscara. Do grupo que estava com o equipamento, 5% utilizavam de forma errada, no pescoço. Isso já reverteu e melhorou bastante”, salienta.

Continua depois da publicidade


O decreto manteve a dispensa da máscara de proteção para quem estiver no interior de veículo particular ou de passeio. Cardoso reforçou que a liberação não se aplica para carros utilizados para o transporte remunerado de passageiros, como táxis e Uber. O titular da pasta ainda reforçou que a exigência do equipamento continua para as demais situações, como trafegar a pé nas ruas, praticar exercícios ao ar livre e entrar em estabelecimentos comerciais. Apenas crianças de dois anos foram totalmente dispensadas de usar o acessório. 
 


Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia