POLÍTICA

Novo decreto municipal permitirá reabertura de restaurantes em Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 26/06/2020 às 14:58Atualizado em 18/12/2022 às 07:25
Compartilhar

Em transmissão ao vivo na tarde de hoje, o prefeito Paulo Piau (MDB) anunciou que novo decreto será publicado permitindo a reabertura de restaurantes a partir de segunda-feira (29), mas sem a venda de bebidas alcoólicas. O funcionamento terá horário restrit das 10h às 22h para servir almoço e jantar no local. 

Apesar de ser liberado o consumo no interior do estabelecimento, o decreto determinará medidas para controlar a lotação dos restaurantes. Os estabelecimentos deverão trabalhar apenas com 30% da capacidade de ocupação e com, no máximo, duas pessoas por mesa. Também será proibido pessoas em pé dentro do local. Os bares que trabalham com cardápio de almoço executivo também poderão funcionar seguindo os mesmos critérios, inclusive a proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas no lugar.

De acordo com o prefeito Paulo Piau (MDB), os restaurantes serão considerados como serviço essencial de alimentação. Ele justifica que a proibição de venda de bebida alcoólica é justamente para evitar aglomerações neste período, assim as pessoas apenas farão a refeição no local e depois irão embora. 

Outra mudança anunciada na transmissão ao vivo foi a redução no horário de funcionamento do comércio. Atualmente, as lojas podiam abrir das 9h às 17h. A abertura passará a ser a partir das 10h.

Também estão sendo respondidas dúvidas sobre o plano de  testagem da população e a taxa de ocupação de leitos de Uberaba. O decreto com os detalhes do funcionamento dos bares e restaurantes deve ser publicado em Porta-voz ainda nesta sexta-feira. Academias vão continuar fechadas em Uberaba

Sobre as academias, o prefeito Paulo Piau (MDB) manifestou que ainda não há condições de liberar a reabertura dos estabelecimentos porque são um dos locais com maior risco de transmissão da doença.

Piau declarou que compreende a preocupação dos empresários do setor que estão há mais de três meses sem funcionar, porém as academias são ambientes fechados e com maior probabilidade de disseminação do vírus.

Segundo o prefeito, o comitê técnico continuará estudando a situação ao longo da próxima semana para tentar formatar uma proposta de funcionamento das academias em ambientes abertos.

Entretanto, o chefe do Executivo esclarece que no decreto que será publicado ainda nesta sexta-feira (26) não haverá mudanças para o setor. Com isso, academias, estúdios de dança e pilates continuam proibidos de retomar atividades.

As academias e estúdios de dança estão sem funcionar desde o fim de março, quando a Prefeitura adotou as primeiras medidas de isolamento na cidade. Empresários chegaram a fazer manifestação no mês passado para cobrar a autorização para o retorno do trabalho, mas o pedido não foi acatado até o momento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por