POLÍTICA

Em carta, delegados federais pedem "distância republicana" a Bolsonaro

Publicado em 27/04/2020 às 08:54Atualizado em 18/12/2022 às 05:55
Compartilhar

Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal divulgou carta neste domingo (26) pedindo que o presidente Jair Bolsonaro mantenha uma “distância republicana” da instituição. O documento ainda exige um projeto de emenda constitucional prevendo autonomias para a Polícia Federal (PF).

A instituição reage em meio a especulação de que o presidente irá indicar o delegado Alexandre Ramagem, amigo íntimo da família Bolsonaro, para o posto de diretor-geral da Polícia Federal, até então ocupado por Mauricio Aleixo. O ex-diretor geral foi demitido na semana passada e apontado como pivô do confronto entre Bolsonaro e o então ministro da Justiça, Sérgio Moro. O ex-juiz federal teria se recusado a trocar a chefia da PF para atender pedido pessoal do presidente para colocar no lugar alguém que ele pudesse ligar e pedir detalhes de relatórios de investigação. Diante da pressão, Moro deixou o cargo e acusou Bolsonaro de uma série de crimes de responsabilidade envolvendo a PF.

A carta ainda pede ao presidente que dê autonomia ao próximo diretor-geral da corporação para montar sua equipe e ter aspectos técnicos como base na definição das investigações, “sem obrigações de repassar informações ao Governo Federal, ou instaurar ou deixar de instaurar investigações por interesse político ou intervir em qualquer outra já existente. Tais medidas irão construir um ambiente institucional menos tenso e, certamente constituirão um legado de seu governo para o Brasil”, está escrito na carta.

Alexandre Ramagem é amigo pessoal do vereador Carlos Bolsonaro, que é investigado pela PF acusado de ser o mandante do chamado “gabinete do ódio”, estrutura montada no Palácio do Planalto que arregimenta um exército virtual focado em atacar desafetos do presidente nas redes sociais com apoio de empresários. “E DAÍ?”

Ao ser questionado pela proximidade de Alexandre Ramagem com a família Bolsonaro, o presidente afirmou que o nome do delegado não deveria ser vetado por ele ser amigo de seus filhos. “E daí? Antes de conhecer meus filhos, eu conheci o Ramagem. Por isso deve ser vetado? Devo escolher alguém amigo de quem?”, retrucou Bolsonaro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por