POLÍTICA

Lideranças culturais realizam abaixo-assinado para minimizar impacto da pandemia

Entre as reivindicações dos setor estão a suspensão de corte de água para artistas e pagamento de contratos atrasados

Gisele Barcelos
Publicado em 14/04/2020 às 15:48Atualizado em 18/12/2022 às 05:35
Compartilhar

Arquivo

Músicos e artistas foram bastante afetados pela pandemia devido ao fechamento de bares e cancelamento de shows para conter a disseminação do coronavírus

Lideranças culturais estão promovendo abaixo-assinado online em busca de soluções para minimizar impacto da pandemia aos artistas da cidade. O documento inclui uma lista de demandas que serão apresentadas ao Poder Público, desde a suspensão de corte de água para o setor até o pagamento de contratos atrasados.

No abaixo-assinado, os representantes do setor cultural em Uberaba afirmam que o segmento foi um dos primeiros afetados pela pandemia de coronavírus e provavelmente será um dos últimos a se restabelecer.

O documento ressalta que, com o fechamento de bares, teatros e casas de shows, o trabalho da classe artística e dos profissionais da cultura foram diretamente impactados e sofrem prejuízos. "Músicos, atores, pintores, artesãos, dançarinos, técnicos, produtores, empresas de som, iluminação, comunicação, entre tantos outros profissionais e empresas foram afetadas e estão sem nenhuma forma de receita e também sem previsão de retorno das atividades", continua o texto.

Mesmo assim, o grupo posiciona que a Prefeitura e a Fundação Cultural não apresentaram até o momento nenhuma ação efetiva de suporte à manutenção das atividades relativas à economia criativa na cidade. "Acredito que é importante pressionarmos o Poder Público a apresentar soluções para diminuir esse impacto da pandemia para os trabalhadores da cultura". afirma o promotor cultural Luiz Nojiri, idealizador do abaixo-assinado.

Ao todo, seis demandas fazem parte da lista de reivindicações do setor cultural. Para a Prefeitura, foi solicitada a prorrogação de prazo para os artistas pagarem débitos tributários por até seis meses e sem juros, a suspensão de corte no fornecimento de água para a categoria e a inclusão no cadastro da Secretaria de Desenvolvimento Social para o recebimento de auxílios.

Já para a Fundação Cultural, os pedidos são a criação de um canal de comunicação direto com a população, a abertura de edital emergencial do Fundo Municipal de Cultural e o pagamento de contratos em atraso ou adiantamento de valores para a prestação futura de serviços.

A meta do grupo é alcançar 500 assinaturas para apresentar a lista de reivindicações ao governo municipal. Até o momento, já são 241 adesões ao abaixo-assinado. Quem quiser dar suporte à petição, pode basta clicar no link e preencher o cadastro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por