JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 19 de fevereiro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Minuta do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos da região vai a audiência pública

O projeto começou em 2018, com a assinatura da adesão ao consórcio, e ao longo de 2019 foram realizadas diversas capacitações com os representantes dos municípios

09/02/2020 - 00:00:00. Última atualização: 09/02/2020 - 07:55:20.

Foto/Jairo Chagas


Presidente da Codau explica que atualmente a autarquia é a gestora da coleta de lixo da cidade

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Convale), do qual o município de Uberaba faz parte, vai promover na terça-feira (11) audiência pública para apresentação da minuta do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O evento será às 15h no auditório da Prefeitura Municipal de Uberaba e vai reunir técnicos dos municípios de Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Delta, Planura, Sacramento e Veríssimo, que também integram o consórcio para gestão integrada de resíduos sólidos. 

“Hoje a Codau é a gestora da coleta de lixo na cidade, por isso temos uma cadeira no comitê gestor do consórcio para acompanhar a consultoria contratada para elaboração deste plano”, explica o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto. Este é um projeto piloto do Ministério do Desenvolvimento Regional, da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI), da Caixa Econômica Federal, e tem o apoio da Agência de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ). 

O projeto começou em 2018, com a assinatura da adesão ao consórcio, e ao longo de 2019 foram realizadas diversas capacitações com os representantes dos municípios, junto à consultoria contratada pela Caixa Econômica Federal para elaboração de todas as fases do processo. Ao final, o objetivo é formatar uma Parceria Público-Privada (PPP), que trará modernização à gestão regionalizada de resíduos sólidos, bem como economia aos cofres públicos. A audiência pública é uma oportunidade para a comunidade conhecer e se posicionar em relação ao Plano Intermunicipal.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia